Economia

Taxa de desemprego no Brasil cai para 11,8%, revela IBGE

Total de desocupados é de 12,5 milhões de pessoas; dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domícilios Contínua (Pnad Contínua); contingente de desocupados soma 12,5 milhões de pessoas em todo o país

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Redução sensível do desemprego foi dado apresentado pelo IBGE no fechamento do trimestre encerrado no mês de setembro deste ano
Redução sensível do desemprego foi dado apresentado pelo IBGE no fechamento do trimestre encerrado no mês de setembro deste ano (CARTEIRA DE TRABALHO)

RIO DE JANEIRO- A taxa de desocupação no Brasil fechou o trimestre móvel encerrado em setembro em 11,8%, uma leve queda em relação tanto ao trimestre anterior, finalizado em junho, quando 12% da população estavam sem trabalho, quanto ao trimestre que acabou em setembro do ano passado (11,9%).

Os dados foram apresentados ontem, no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).
O contingente de desocupados soma 12,5 milhões de pessoas, uma diminuição de 251 mil pessoas. Já a população ocupada atingiu 93,8 milhões, um aumento de 459 mil pessoas.

A população fora da força de trabalho permaneceu estável, com 64,8 milhões de pessoas. Já a taxa de subutilização ficou em 24%, uma redução de 0,8 ponto percentual em relação ao trimestre anterior, somando 27,5 milhões de pessoas que gostariam de trabalhar mais horas do que atualmente.

A população desalentada, que são pessoas que desistiram de procurar trabalho, soma 4,7 milhões de pessoas, um recuo de 3,6%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.