Boi Vagabundo

Clowns de Shakespeare abre inscrições

Artistas do Brasil e exterior podem se inscrever para a residência que integra o projeto Boi Vagamundo, contemplado pelo Rumos Itaú Cultural

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Boi Vagabundo
Boi Vagabundo (Boi Vagabundo )

São Luís - Abertas até 3 de novembro as inscrições para atores, diretores, dramaturgos, músicos, dançarinos, produtores e demais artistas do Brasil e exterior participarem do Laboratório da Cena 2020, realizado pela companhia potiguar Clowns de Shakespeare.

Com o tema "O Teatro Popular e a (ins)Urgência da rua", a ação visa explorar com os participantes as possibilidades da relação entre o teatro, os festejos e a cultura popular e a importância da ocupação das ruas como espaço compartilhado e comunitário de ação, convivência e diálogo.

O laboratório é a etapa de finalização do projeto "Boi Vagamundo", apoiado pelo Rumos Itaú Cultural 2017-2018, pelo qual o grupo pôde visitar, in loco, festas e manifestações populares do Equador, Peru e Colômbia, além dos estados de Recife, Rio Grande do Norte e Maranhão.

A residência será realizada entre os dias 27 de janeiro e 9 de fevereiro do ano que vem, na nova sede do grupo localizada no TECESol, em Natal (RN). O processo seletivo acontecerá em duas etapas: a primeira com análise de currículo e carta de intenção preenchida por formulário eletrônico, e a segunda com uma entrevista.

A conversa com os inscritos de fora do Rio Grande do Norte será feita via Skype. Serão escolhidos 20 atores, cinco diretores, cinco dramaturgos e quatro produtores, sendo necessário especificar o interesse em uma das funções já no ato de inscrição. O anúncio dos pré-selecionados para a segunda etapa acontecerá até o dia 3 de novembro, na página de Facebook do Clowns (www.facebook.com/clownsdeshakespeare).

Experiência

Ao longo de 14 dias do laboratório, os participantes passarão por uma experiência de troca com todos os integrantes do Clowns e com o dramaturgo convidado Márcio Marciano, do Coletivo Alfenim (PB), e o multiartista Helder Vasconcelos, do Boi Marinho (PE). Vivenciarão, ainda, as práticas do grupo em relação à direção de movimento, voz, jogos, dramaturgia, direção e gestão. Os processos de criação resultarão em exercícios cênicos, que serão compartilhados em uma apresentação pública no penúltimo dia do projeto.

Para participar do laboratório, o investimento é de R$ 400 para brasileiros e US$ 125 para residentes de outros países. A inscrição não significa que o interessado está automaticamente selecionado.

Serviço

O quê

Inscrições para o Laboratório da Cena 2020

Quando

Até 3 de novembro

Onde

https://form.jotformz.com/Clowns/lab2020

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.