Empreitada criminosa

Crianças e adolescentes estão sendo alvo de criminosos no interior do estado

Quando não são mortos com requintes de crueldade, como ocorreu em Bacabal, são usados por bandidos para praticarem os mais diversos crimes

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Francisco Alves eletrificou cerca e matou três crianças em Bacabal
Francisco Alves eletrificou cerca e matou três crianças em Bacabal (Chiquinho)

SÃO LUÍS - Crianças e adolescentes estão sendo alvos de criminosos no interior do estado. Ainda esta semana deve ser transferido para o Maranhão, Francisco Alves da Silva, o Chiquinho, que foi preso no último sábado, 19, na cidade paraense de Dom Eliseu, suspeito da morte de três crianças, no dia 30 de março de 2016, na cidade de Bacabal, no Maranhão.

Chiquinho foi preso em cumprimento de uma ordem judicial em operação realizada pelas polícias do Pará e do Maranhão. Ele havia fugido para o estado do Pará após o triplo assassinato. Quando chegar a Bacabal, o suspeito será ouvido na delegacia local e em seguida será levado para o presídio.

De acordo com a polícia, as crianças, de 6, 8 e 11 anos, tinham o costume de jogar futebol no fim da tarde nas proximidades da residência de Francisco Alves. No dia 30 de março de 2016, eles, brincando, deixaram a bola cair no seu quintal. Um dos meninos foi buscar a bola e acabou morrendo eletrocutado ao receber uma descarga elétrica ao pisar em um arame eletrificado.

As outras crianças tentaram ajudar o colega e acabaram eletrocutados. Os parentes das vítimas declararam para a polícia que o arame energizado foi uma armadilha preparada por Francisco Alves. O caso foi investigado pela delegacia regional de Bacabal que solicitou a prisão do suspeito ao Poder Judiciário.

Latrocínio

Os irmãos Jossean, o Cean, de 26 anos, e Josean Andrade Silva, o Nego do Badé, de 25 anos, foram encaminhados ontem ao presídio de Barra do Corda, após terem sido presos no último dia 21, nessa cidade, acusados de terem ordenado a dois adolescentes, ambos de 16 anos, a cometerem um crime de latrocínio (roubo seguido de morte).

Ainda segundo a polícia, os menores, sob o comando dos acusados, solicitaram o serviço do mototaxista Antônio da Silva Araújo, na noite do último dia 11, no centro de Barra do Corda. No condomínio Moradas do Rio Corda, os adolescentes anunciaram o assalto.

A vítima foi golpeada no pescoço e morreu no local. Os acusados fugiram levando dinheiro e a moto da vítima. A polícia também informou que os adolescentes foram apreendidos na última quinta-feira e foram levados para uma unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), na capital.

Homicídio

Um adolescente foi apreendido ontem em Bacabal em cumprimento de ujma ordem judicial acusado de integrar uma facção criminosa e de suspeito pela morte de Cauã Vieira Marinho, de 14 anos, e tentativa de homicídio contra Geanderson Vieira Marinho, de 10 anos. As vítimas foram baleadas no dia 23 de agosto deste ano em sua residência, na Avenida Mearim, nessa cidade.

O apreendido foi apresentado na delegacia regional de Bacabal onde prestou esclarecimento sobre o caso e vai ser transferido para uma unidade da Funac.

Outros envolvidos nesse crime, segundo a polícia, foram presos no mês de agosto, identificados como Antônio Hemerson Batista da Silva, Pedro Henrique Moraes da Silva, Ronilson Francisco de Souza, Randenson da Cruz Costa o “seu Cler”, Antônio Carlos dos Santos, o Carlinhos Bolota; Yago Lisboa Novaes e Dyego Santos Tavares e apreendido ainda um menor infrator.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.