Exposição

Universo dos quadrinhos em exposição

Exposição "Revistas em Quadrinhos" entra em cartaz hoje e vai até o dia 12, na Avenida IV Centenário, no bairro Fé em Deus

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Exemplares de revistas em quadrinhos
Exemplares de revistas em quadrinhos (Revistas em quadrinhos )

São Luís - A Semana da Criança será marcada pela ludicidade do universo das histórias em quadrinhos. De hoje até o dia 12, das 14h às 17h (8 e 9), das 8h às 12h (10 e 11) e o dia todo (12), fica em cartaz, no Centro de Iniciação ao Trabalho (CIT), na Avenida IV Centenário, no bairro Fé em Deus, exposição “Revistas em Quadrinhos”, assinada pelo colecionador João Pedro Aragão.

A exposição reúne cerca de 3 mil exemplares, entre eles, a primeira edição da revista Pato Donald, publicada em 1950, e outras publicações desse período, até os dias de hoje, como Zé Carioca. A exposição faz parte da política de incentivo à leitura, cultura e educação com foco na orientação para a diversidade, como base para o mundo do trabalho. Essa é uma das propostas do CIT, equipamento público implementado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária e Secretaria de Estado da Igualdade Racial, visando à inserção da população no mercado de trabalho por meio da valorização à cultural.

Com centenas de exemplares de HQs e outras revistas, a exposição contará, ainda, com vários outros exemplares produzidos desde a década de 20 até os dias de hoje, como Dom Pixote, Capitão América, O Batman, Os Flintstones, Amigo da Onça, entre outras publicações que marcaram a história no segmento literário. As peças em exibição pertencem ao escritor e colecionador de HQs, João Pedro Aragão, de 62 anos, que reúne as literaturas desde o período de sua infância e decidiu aproveitar o momento para compartilhar suas relíquias literárias com a geração atual e proporcionar um momento de recordação para os mais adultos.

“Em uma exposição recente, eu via pessoas se arrepiando, outras com os olhos lacrimejando ao ver o acervo. É muito emocionante porque as pessoas veem o material e lembram-se de seu tempo”, comenta o colecionador.

João Pedro afirma que o contato direto com o mundo da leitura, desde muito cedo, foi fundamental para a formação de sua personalidade e escolha profissional. Vale ressaltar que, além de escritor, o vasto conhecimento adquirido por meio da diversidade literária, lhe possibilitaram desenvolver profissões como, advogado, poeta, compositor, professor e escritor. No campo literário, produz contos, poesia e literatura infantil; já foi premiado várias vezes em concursos a nível nacional.

“Expor todo este material literário em pleno contexto de grande massificação tecnológica é uma forma de incentivar o contato com a leitura do livro físico e, quem sabe, inspirar novos talentos. A geração atual tem como conhecer bem de perto um meio educativo, informativo e até mesmo divertido de antes do mundo tecnológico que hoje eles vivenciam”, completou João Pedro.

Serviço

O quê

Exposição “Revistas em Quadrinhos”

Quando

De hoje até o dia 12

Onde

Na Avenida IV Centenário, no bairro Fé em Deus

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.