Mudanças na sigla

Maranhão terá participação na nova direção do MDB

Participam da nova direção nacional do partido o ex-presidente José Sarney, a ex-governadora Roseana Sarney, os deputados federais Hildo Rocha e João Marcelo de Sousa além do ex-deputado federal Francisco Escórcio

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Deputado Baleia Rossi foi eleito novo presidente nacional do MDB e contará com 4 maranhenses na direção
Deputado Baleia Rossi foi eleito novo presidente nacional do MDB e contará com 4 maranhenses na direção (MDB Baleia Rossi)

O Maranhão terá espaço na nova direção nacional do MDB (Movimento Democrático Brasileiro). Serão membros do diretório nacional os deputados federais Hildo Rocha e João Marcelo Sousa e. A ex-governadora Roseana Sarney comporá a Executiva Nacional da legenda. O ex-presidente José Sarney continua como presidente de honra e membro do diretório nacional. Além destes, o ex-deputado Francisco Escórcio será suplente do conselho fiscal da nova composição que será presidida pelo deputado federal Baleia Rossi (SP).

A eleição no MDB aconteceu durante convenção partidária realizada em Brasília no domingo, 6.

Antes de ser praticamente aclamado como novo líder da legenda no país (com aprovação interna de 97% para a sua indicação e 311 dos 319 votos possíveis), Baleia Rossi já havia feito o pedido para que Hildo Rocha – cujo nome fora especulado há algumas semanas no PSL – pudesse aguardar o desfecho da sigla. “O deputado Baleia [Rossi] já havia me pedido para segurar a resposta ao PSL. Como houve eleição e, com esta indicação, o partido não deverá me liberar para a mudança de sigla”, disse Rocha a O Estado.

Ainda segundo Hildo, mesmo com o espaço na direção nacional, a relação com a direção estadual do MDB do Maranhão se mantém desgastada. Para o emedebista, o partido no estado precisa voltar a crescer.

“Nunca tive problema com a direção nacional do MDB e sei que o espaço foi uma forma de me manter no partido devido ao desgaste com a direção estadual. No Maranhão que a relação não é boa”, disse Rocha.

A ex-governadora Roseana Sarney vai representar o Maranhão na direção nacional. Ela será membro da Executiva Nacional.
O ex-presidente Sarney continua como presidente de honra da sigla e além disto, será membro do diretório nacional.

Integrante antigo

Já Francisco Escórcio é integrante do MDB (antigo PMDB) desde 2004. Antes, era membro do extinto PFL (atual DEM) e faz parte do grupo de políticos mais experientes, por sua vasta ficha política, já que exercera anteriormente cargos no Congresso Nacional.
A representatividade maranhense no MDB, além de demonstrar a influência do ex-presidente José Sarney nos quadros do partido, também é resultado do consenso para a indicação de Baleia Rossi.

Além do deputado dos quadros de São Paulo, nomes como o da senadora e atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Simone Tebet, também chegaram a ser citados para presidir a legenda.

Após a ratificação de Rossi e dos nomes ligados ao Maranhão na diretoria, o ex-presidente José Sarney reafirmou a importância da legenda para a história da população brasileira. “Vivemos altos e baixos, mas superamos tudo em benefício do Brasil. Ao novo presidente, Baleia Rossi, só posso dizer a ele que não olhe para o retrovisor, que apenas ele mire apenas no futuro. Sempre defendemos o Estado de Direito. O MDB segue com uma responsabilidade muito grande”, afirmou.

Vivemos altos e baixos, mas superamos tudo em benefício do Brasil. Ao novo presidente, Baleia Rossi, só posso dizer a ele que não olhe para o retrovisor, que apenas ele mire apenas no futuro”José Sarney, ex-presidente da República
Mais

MDB precisa se reinventar, diz Rossi

Somada à ascensão de novos partidos e após a saída de Michel Temer da presidência, o MDB perdeu capilaridade. “Precisamos nos reinventar e encarar os nossos erros. Precisamos fazer diferente. Mas temos que reconhecer que temos uma história maravilhosa, de luta pela democracia”, disse o novo presidente do MDB, Baleia Rossi.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.