Debate

Fórum de Cultura será realizado em São Luís

Evento tem o tema "São Luís na Contemporaneidade Cultural: Direitos, Perspectivas e Ações Empreendedoras" e acontece hoje e amanhã

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

SÃO LUÍS- A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com o Conselho Municipal de Cultura (Comcult), realiza o IX Fórum Municipal de Cultura de São Luís, nesta segunda (7) e terça-feira (8), das 13h às 19h, no Visão e Perfil Eventos, localizado na Av. João Pessoa, 435 - Anil (em frente ao Colégio Santa Fé e próximo ao antigo Litero). O fórum tem o tema "São Luís na Contemporaneidade Cultural: Direitos, Perspectivas e Ações Empreendedoras". O evento é aberto ao público, podendo participar todo o segmento cultural de São Luís.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no dia do evento. No ato de inscrição, o participante deve sinalizar o interesse em se candidatar para conselheiro municipal de cultura ou não. O Fórum acontecerá em dois momentos. No primeiro dia será a eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Cultura. Serão eleitos 20 conselheiros, sendo 10 do poder público e 10 da sociedade civil, com mandato de dois anos. O primeiro ano com os conselheiros do poder público e o segundo com os conselheiros da sociedade civil. Já no segundo dia, será a eleição dos delegados que participarão do Fórum Estadual de Cultura, que acontecerá em Açailândia, no dia 31 de outubro. Serão escolhidos 20 delegados que representarão São Luís.

Gestão
Um dos objetivos do fórum é democratizar o acesso da sociedade civil à gestão pública, além de estimular o debate e a ação cultural, e as relações de parceria e ações conjuntas entre governo municipal e sociedade civil. Nele, os representantes saem com uma meta de articulação, de empoderamento e com uma visão atualizada dos segmentos culturais. Os conselheiros eleitos também têm como missão fiscalizar a execução do Plano Municipal de Cultura, opinar sobre ações de fomento à cultura no município e propor diretrizes da política cultural para São Luís, entre outras ações. As representações serão escolhidas dentre as categorias Memória e Documentação; Livro, Leitura e Literatura; Patrimônio Cultural; Música; Artes Visuais; Artes Cênicas e Culturas Populares.

Este espaço tem como pauta discussões propostas para as seguintes áreas: memória documental, literatura, cultura popular, turismo, música, artes cênicas, artesanato, patrimônio cultural, artes visuais, artes plásticas. O Comcult é embasado na Lei Municipal 6.030, de 23 de dezembro de 2015, e visa construir uma rede formada por gestores e/ou administradores da cultura, técnicos, agentes, produtores e criadores culturais, movimentos sociais, grupos artísticos locais, ONGs, etc.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.