Mostra

Diferentes linguagens artísticas em mostra

Aldeia Sesc Guajajara de Artes começa neste sábado e show de abertura será com Alice Caymmi

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
A cantora Alice Caymmi se apresenta neste sábado em São Luís
A cantora Alice Caymmi se apresenta neste sábado em São Luís (Alice Caymmi)

São Luís - A cantora e compositora Alice Caymmi vai abrir a programação deste ano da Aldeia Sesc Guajajara de Artes, evento que começa neste sábado e prossegue até sexta-feira (11), em espaços públicos e culturais de São Luís. A artista fará seu show na Concha Acústica Reynaldo Faray, às 21h. Toda a programação da mostra, que reúne música, artes cênicas, cinema e ações formativas, é aberta ao público.

Antes de Alice Caymmi subir ao palco, a partir das 17h, haverá apresentações de Victor Silper, seguido pela performance “O Fogo de Prometeu”, com o Coletivo o Circo Tá na Rua, show com a Orquestra Maranhense de Reggae e discotecagem com Fê Marques que preparam o terreno para a apresentação da cantora carioca.

Nome forte da moderna música brasileira, Alice Caymmi, terceira geração da emblemática família Caymmi, lançou os discos “Alice Caymmi”, “Rainha dos Raios”, “Spiritual” e “Electra”, este último deste ano. A artista, além de possuir um sobrenome com grande legado para a MPB, trilhou seu próprio caminho, conquistando seu lugar no cenário nacional através da sua voz e composições marcantes.

Sobre o palco, a artista, que traz em suas apresentações fortes elementos teatrais, deverá brindar o público com músicas de seus discos, eme especial do último, produzido pela própria Alice com DJ Zé Pedro, que a ajudou a escolher o repertório.

No domingo, a programação da mostra segue a partir das 16h30 na Praça Primeiro de Maio, Vila Embratel com a vivência circense com o Coletivo O Circo tá na Rua e contação de histórias com o grupo Xama Teatro. Às 17h, na Praça de Alimentação do Pátio Norte Shopping, será apresentado o espetáculo circense “O circo de dois palhaços só”, com a Cia Cambalhotas.

Neste mesmo dia, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, às 17h, haverá apresentação do primeiro espetáculo musical de texto autoral da EnCanto Coletivo Cultural, chamado “Cadê a Herança? – uma comédia musical”. A montagem conta a história de uma família embalada pela força das músicas de Rita Lee, Elis Regina e Roberto Carlos.

Mostra

Esta é a 14ª edição da Aldeia Sesc Guajajara de Artes, que engloba diferentes linguagens artísticas e busca estimular e valorizar a multiplicidade cultural, a partir da produção local e o contato com artistas do panorama nacional. Além de Alice Caymmi, o evento recebe na noite de encerramento a cantora e compositora MC Tha, de São Paulo. Ela ganhou repercussão este ano com o lançamento do seu primeiro álbum intitulado “Rito de Passá”. O show será no Ceprama, sexta-feira (11), às 20h30.

Para os amantes de dança, um espetáculo imperdível é “Ofélia Territórios Movediços”, da bailarina carioca Camila Fersi (MG/RJ), um solo de dança inspirado na personagem Ofélia, da peça “Hamlet”, de Shakespeare. A apresentação ocorre na quarta-feira (9), no Teatro do Sesc, às 15h.

O universo da literatura será contemplado com a realização do sarau com a temática literatura e representatividade. Para enriquecer essa programação, acontece a roda de conversa com Márcia Kambeba (PA), mestra em geografia cultural, compositora, escritora, fotógrafa, palestrante e poeta, que possui trabalhos sobre a questão política dos direitos indígenas e os maranhenses Celso Borges e Brena Maria com participação do grupo Contrabando Lírico. O evento está marcado para as 18h30, no Palacete Gentil Braga (Centro) e terá ainda a performance “Existe muita coisa que não te disseram na escola” com Brena Maria.

Oficinas

Seguindo com o compromisso de fomentar a troca de saberes, a programação da Aldeia Sesc conta com oficinas de artes visuais e de artes cênicas que integram as diversas ações formativas promovidas pelo evento.

Uma delas é a oficina “Oka Guajajara: troca de saberes educativos e culturais”, ministrada pela analista em Artes Visuais do Sesc Piauí, Aliã Wamiri. Será uma oficina de arte educação dedicada a educadores com foco na cultura indígena Guajajara e linguagens contemporâneas. A oficina será realizada no Museu de Artes Visuais, nesta segunda-feira (7), das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Já a oficina “Técnica e Tópicos em Dança Contemporânea” será com a bailarina, professora e pesquisadora Camila Fersi (RJ). A proposta é a experimentação de alguns conteúdos de dança, como pontos de partida para a construção coletiva de uma dança, ligada à história, estrutura e afinidades de cada participante. A oficina será realizada na Galeria de Artes do Sesc Deodoro, nesta segunda (7) e terça (8), das 14h30 às 17h30.

Serviço

O quê

Aldeia Sesc Guajajara de Artes

Quando

Deste sábado à sexta-feira (11)

Onde

Diversos espaços públicos e culturais de São Luís

Programação

Sábado

17h às 23h: Programação de abertura

Local: Concha Acústica Reynaldo Faray

Apresentação com Victor Silper/MA

19h: Performance “O Fogo de Prometeu” com o Coletivo o Circo Tá na Rua/MA

19h15: Show com a Orquestra Maranhense de Reggae/MA

20h15: Discotecagem com Fê Marques/MA

21h: Show “POP” com Alice Caymmi/RJ

Classificação: Livre

Domingo

16h30: Vivência Circense com o Coletivo “O Circo tá na rua”/MA

17h30: Contação de Histórias com o grupo Xama Teatro/MA

Local: Praça Primeiro de Maio – Vila Embratel

Classificação: Livre

17h: Espetáculo musical “Cadê a herança” com a Cia. Encanto Coletivo/MA

Local: Teatro Sesc Napoleão Ewerton

Classificação: Livre

17h: Espetáculo circense “O circo de dois palhaços só” com a Cia Cambalhotas/MA

Local: Pátio Norte Shopping – Praça de alimentação

Classificação: Livre

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.