Em cena

Tieta para o teatro

Espetáculo "Tieta", inspirado na obra de Jorge Amado, será apresentado amanhã e domingo, no Teatro Bumba Cultura, no Shopping da Ilha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Parte do elenco de Tieta
Parte do elenco de Tieta (Tieta )

São Luís - Uma das mais marcantes obras de Jorge Amado e que ganhou as telas da televisão e do cinema ganha uma homenagem especial do Grupo Ágoras em espetáculo teatral. A comédia “Tieta” será apresentada amanhã e domingo, às 20h, no Teatro Bumba Cultura, no Shopping da Ilha (Maranhão Novo). No elenco, estarão os atores Juan Serra, Fernando Henrique, Niele Soares, Maria Paula, Guilherme Verde, Letícia Aranis, Will Araújo e Klycia Paiva. O texto é uma adaptação de Fernando Henrique e a direção é de Guilherme Verde.

O espetáculo tem duração de 40 minutos e é inspirado na novela e no filme. A sonoplastia, assinada por Tales Coelho, é baseada na trilha sonora de ambos. A novela foi exibida pela Rede Globo de 1989 a 1990, escrita por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsonhn.

Na versão maranhense, Tieta retorna de São Paulo para Sant’Ana do Agreste bem de vida e dá uma lição nos moradores do lugar. A história prossegue até o ponto em que todos desvendam o seu verdadeiro mistério, ou seja, que ela se transformou em cafetina na região Sudeste do Brasil.
Segundo Fernando Henrique, o espetáculo já foi apresentado antes, quando alguns dos atores integravam o grupo Incena e a atriz Letícia Aranis, que vive a personagem principal, chegou a ser indicada como melhor atriz. Os outros personagens são Perpétua (Klycia Paiva), Leonora (will Araújo), Ascânio (Juan Serra), Tônia (Maria Paula) e Elisa (Niele Soares), entre outros.

“Nós já fizemos cinco espetáculos no total, que são ‘Armário’, ‘A Santa dos Milagres’, ‘A Caixa de Brinquedo’, ‘Deu a Louca no Conto de Fadas’ e ‘Tieta’. No ano que vem, iremos reapresentar ‘A Santa dos Milagres’, de minha autoria”, disse.

No livro “Tieta do Agreste Pastora de Cabras”, de Jorge Amado, Antonieta pastoreia cabras em Mangue Seco e entrega-se a diversos amantes nas dunas da região. A carola Perpétua denuncia ao pai, Zé Esteves, as aventuras da irmã, e a liberdade da moça escandaliza a pequena Sant’Ana do Agreste. Depois de levar uma surra de cajado, Tieta é escorraçada de casa pelo pai.

Depois de perambular por localidades próximas, prostituindo-se para sobreviver, Tieta segue para São Paulo, onde se torna cafetina. Envia dinheiro à família, mas ninguém conhece seu paradeiro. Quando a correspondência é interrompida, Perpétua conclui que a irmã está morta. Mas após mais de 25 anos da partida, Tieta regressa.

A volta da filha pródiga revoluciona a pequena cidade baiana. Graças à influência dela, a luz gerada pela hidrelétrica de Paulo Afonso chega a Sant’Ana do Agreste, o que leva uma indústria altamente poluidora a querer se instalar ali, ameaçando o destino ecológico do lugar. Além disso, Tieta volta a povoar as fantasias dos homens e vive uma relação incestuosa com seu sobrinho, o seminarista Ricardo. l

Serviço

O quê

Espetáculo “Tieta”

Quando

Amanhã e domingo, às 20h

Onde

Teatro Bumba Cultura

Ingressos: 20,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.