Cidades | Imunização

Vacinação infantil contra sarampo será realizada no sábado, em shoppings da cidade

Público-alvo são crianças de seis meses a menores de 5 anos; ação nos shoppings é estratégia para potencializar a campanha nacional que inicia nesta segunda-feira (7)
03/10/2019 às 15h29
Vacinação infantil contra sarampo será realizada no sábado, em shoppings da cidadeAção acontece das 15h às 19h, nos shoppings da Ilha, Rio Anil e São Luís (Divulgação)

A Prefeitura de São Luís realizará, neste sábado (5), das 15h às 19h, ação de vacinação contra o sarampo em shoppings da cidade. As equipes estarão nos shoppings da Ilha, Rio Anil e São Luís para imunizar as crianças de seis meses a menores de 5 anos. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), reforça a nova campanha nacional de vacinação do Ministério da Saúde para o combate à doença, que tem início na segunda-feira (7). O trabalho nos shoppings é uma das estratégias utilizadas para alcançar o público-alvo em campanhas como esta.

A campanha nacional, orientada pelo Ministério da Saúde, será dividida em duas etapas. De 7 a 25 de outubro acontece a primeira fase, com foco nas crianças. Já a segunda fase, será realizada de 18 a 30 de novembro, com foco na população de 20 a 29 anos. Em ambos os casos, haverá o chamado Dia D em duas datas: em 19 de outubro e em 30 de novembro. A campanha em nível nacional visa alertar pais, mães e responsáveis para a importância da vacinação.

Unidades de saúde
Em São Luís, para além da campanha e das ações extras realizadas, como esta nos shoppings da capital, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem disponibilizado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas unidades de saúde da rede, a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. O objetivo é imunizar, de forma permanente, o público-alvo. A estratégia de levar a vacina para o shopping durante um dia do fim de semana é utilizada para fazer com que mais pais possam levar as crianças para imunizar. Para a vacinação é indispensável a apresentação da carteirinha.

A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Charlene Luso, destaca a proposta da estratégia. "Além de ser um horário diferenciado das unidades de saúdes, estamos aproximando a vacinação do público, aproveitando o fim de semana movimentado nos shoppings para desenvolver essa ação e, assim, alcançar o público-alvo desta primeira etapa da campanha, que são as crianças", diz a coordenadora.


SAIBA MAIS

SARAMPO
O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. Os principais sintomas da doença são febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; e mal-estar intenso. Podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte