Incentivo

Visita pedagógica de estudantes à horta hidropônica incentiva alimentação saudável

Visita teve como objetivo incentivar bons hábitos alimentares e avaliar a possibilidade de criar uma horta na escola

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Visita objetivou incentivar bons hábitos alimentares aos estudantes
Visita objetivou incentivar bons hábitos alimentares aos estudantes (horta hidropônica)

Estudantes da Unidade de Educação Básica (U.E.B) Maria Alice Coutinho, no Turu, realizaram na manhã desta terça-feira (1º) uma visita pedagógica à Folha d'Água Aquaponia, uma espécie de horta hidropônica que usa um sistema de produção que combina a piscicultura (criação de peixes) com a hidroponia (cultivo de plantas em água). Além de incentivar os alunos a adotarem bons hábitos alimentares, a visita também foi realizada com o objetivo de avaliar a possibilidade de criar uma horta na escola.

A Folha d'Água Aquaponia cultiva alface e cria peixes através dessa técnica que alia a piscicultura com a hidroponia, que é o cultivo de de plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.

Propriedade da família de Andréa Brandão, a horta se desenvolve alicerçada no desejo de oferecer opções de produtos saudáveis. "Eu tenho prazer em apresentar esse trabalho às crianças. É uma forma de elas se interessarem por uma alimentação mais saudável", disse Andréa Brandão.

As crianças aproveitaram o passeio para aprender coisas novas e interagir com o meio ambiente. "Gostei demais de tudo, de ver os peixes e as plantas. Achei linda a horta e muito interessante", disse Geovanna Pinho, 8 anos. "Eu como frutas e verduras porque são alimentos saudáveis. É legal ver como são cultivadas", completou Maria Paula Silva.

A diretora geral da U.E.B Maria Alice Coutinho, Luzinélia Ribeiro, ressaltou que atividades como essa são recorrentes na escola. "A gente tenta sempre orientar bem as crianças e realizar ações como essa, que ofereçam a elas a oportunidade de aprender novas coisas, conhecer novos lugares e refletir sobre os mais diversos temas", disse a gestora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.