Encontro

Universidade Ceuma discute gestão de resíduos sólidos

O encontro fez parte da programação realizada pela instituição com o objetivo de debater o conhecimento produzido acerca da gestão de resíduos sólidos com a participação de diferentes segmentos sociais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Os engenheiros ambientais Rafael Ribeiro, Raimundo Neto e Saulo Arouche, que participaram do evento
Os engenheiros ambientais Rafael Ribeiro, Raimundo Neto e Saulo Arouche, que participaram do evento (engenheiros do ceuma )

SÃO LUÍS - Com o tema 'Gestão de resíduos sólidos no estado do Maranhão: experiências e perspectivas', foi realizada uma mesa redonda com engenheiros ambientas formados no curso de Engenharia Ambiental da Universidade Ceuma no Campus Renascença. O evento teve como objetivo mostrar as experiências dos secretários em seu meio de trabalho e os benefícios empregados em suas gestões, além de suas perspectivas a serem implantadas antes do término de seus mandatos.

Estiveram presente no evento o secretário da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Rafael Ribeiro; o secretário de Meio Ambiente do Município de Santa Helena, Saulo Arouche; e o engenheiro ambiental do Município de Rosário, Raimundo Neto.

O encontro fez parte da programação realizada pela Universidade Ceuma com o intuito de debater o conhecimento produzido acerca da gestão de resíduos sólidos com a participação de diferentes segmentos sociais. A abordagem teve um tema de suma importância e recorrente no dia-a-dia, o lixo.

Para o engenheiro ambiental, Saulo Arouche, é importante a universidade ter a preocupação com egresso para uma continuidade a sua carreira. “Retornar à universidade, discutir e contribuir para formação de novos profissionais agregam mecanismos de políticas públicas para melhorias e benefício para a sociedade”, destacou.

Pioneiro

De acordo o engenheiro Rafael Ribeiro, o curso de Engenharia Ambiental da Universidade Ceuma foi o pioneiro no estado e a primeira instituição a ser reconhecida por ter um trabalho de balneabilidade no Maranhão. “O curso de Engenharia Ambiental do Ceuma é um referencial e tenho orgulho de ter feito parte dele. Parabenizo a instituição por ter implantado esse curso no nosso estado”, afirmou.

O coordenador curso de Engenharia Ambiental, Osman Gerude, destacou a importância da participação de ex-alunos, que hoje estão no mercado de trabalho, na formação de futuros profissionais. “Trazer egressos que são destaques no mercado de trabalho e estão fazendo a diferença é um sentimento de orgulho para o colegiado de professores. Isso mostra que os conteúdos e aprendizados estão se estendendo na prática dos alunos e beneficiando pessoas”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.