Saúde

Preste atenção aos sinais de desenvolvimento precoce da criança

A puberdade é comandada pelo eixo hormonal hipotálamo-hipófise-gônada; quando este eixo é ativado antes da idade habitual, ocorre a puberdade precoce

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

[e-s001]São Paulo - O primeiro sinal a chamar a atenção foi o crescimento das mamas. Passado o susto e após alguns exames de imagem, veio a comprovação: A.S.J. tinha vários folículos ovarianos, algo que costuma aparecer no início do amadurecimento sexual. Foi um susto para os pais ao descobrir que se tratava de um caso de puberdade precoce, o que justificava o comportamento sempre irritado da menina, mudanças de humor que são geralmente causadas pelos hormônios no início da adolescência.

Se você se lembra da puberdade como uma fase um pouco estranha quando esse período afetada a sua vida, talvez se surpreenda com o fato de que a menina na época tinha pouco mais de seis anos ou também de um menino que sofre dessa fase mais cedo do que o normal.

O surgimento de mamas ou de pelos pubianos em meninas com menos de oito anos de idade e/ou menstruação antes dos nove anos de idade, aumento do pênis ou dos testículos ou aparecimento de pelos pubianos em meninos com menos de nove anos podem ser sinais de puberdade precoce - uma alteração do início do desenvolvimento sexual - quando o período considerado "normal" é de oito a 13 anos para meninas e de nove a 14 anos para meninos.

Pouco mais de um século e meio atrás, as meninas na Europa tinham a sua primeira menstruação, conhecida como menarca, com uma média de 17 anos. A idade foi caindo com o passar do tempo e, hoje, está na faixa dos 12 anos. Quando ocorre a menstruação, isso quer dizer que a garota está na fase final da puberdade. Não é necessariamente uma doen­ça. Para considerar que é uma doença ou não, vai depender de uma série de fatores. O que se sabe é que tem diminuído a idade do surgimento da puberdade e também a idade da primeira menstruação nas últimas décadas.

Veja como a puberdade acontece
- Quando o corpo de uma criança está pronto para iniciar a puberdade, uma parte do cérebro chamada de hipotálamo libera um hormônio chamado de hormônio liberador da gonadotrofina (GnRH).
- Este hormônio faz com que a hipófise (uma pequena glândula na base do cérebro) libere dois outros hormônios: o luteinizante (LH) e hormônio folículo estimulante hormônio de estímulo folicular (FSH).
- O LH e o FSH estimulam os ovários a produzir estrogênio nas meninas e testosterona nos meninos - que levam às mudanças que vivenciamos durante a puberdade.

Exames permitem diagnóstico
O diagnóstico da puberdade precoce é realizado por um conjunto de informações, a partir do histórico clínico da criança, exame físico e testes complementares.

"O médico solicita exames de imagem que incluem raio-x de punho que vai determinar a idade óssea, ultrassom abdominal e pélvico ou dos testículos e de imagens do cérebro como tomografia e ressonância magnética, além de exames de sangue como dosagem de diferentes hormônios", explica Jorge Haddad. Os médicos especializados são os pediatras e endocrinologistas pediátricos.

Determinadas as causas, o objetivo do tratamento é restabelecer o ritmo de crescimento compatível com a idade cronológica da criança. O tempo de tratamento varia individualmente.

[e-s001]Mais comum em meninas
A puberdade precoce é dez vezes mais comum em meninas do que em meninos. Se não diagnosticada e tratada, esta alteração pode ter impacto psicológico e social na criança, além de afetar seu desenvolvimento. Mas calma: a boa notícia é que, detectado o problema, ele pode ser tratado.

No início, essas crianças são, em geral, mais altas que seus amigos ou familiares da mesma idade. Essa aceleração do desenvolvimento ósseo na criança, antes do tempo considerado ideal, pode resultar em baixa estatura quando adulta.

"Essa redução da idade, no caso das meninas, está associada principalmente com a obesidade leve ou moderada", explica o endocrinologista pediátrico Ricardo Arrais, professor de pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), responsável pelo Serviço de Endocrinologia Pediátrica e membro do Departamento Científico de Endocrinologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

"Todas as crianças com desenvolvimento sexual precoce devem ser investigadas, pois podem ser sinais de um problema mais sério e estas crianças devem ser tratadas. O principal objetivo do tratamento é impedir que a criança chegue à puberdade antes do tempo desejado e possa, assim, manter seu desenvolvimento cronológico compatível com a idade óssea", explica o endocrinologista pediátrico Gil Guerra Júnior, professor e pesquisador do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As crianças mais desenvolvidas do que colegas da mesma idade, ainda segundo o médico, podem desenvolver problemas de ordem psicológica e social, como depressão e discriminação e, no caso das meninas, levar a uma gravidez precoce.

Segundo diz o pediatra Jorge Salem Haddad Filho, presidente da regional da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), coordenador da Unidade de Terapia Intensiva Hospital Beneficência Portuguesa e responsável pelo berçário do hospital, embora não seja possível quantificar, dá para dizer que houve um aumento no número de casos de puberdade precoce nos últimos anos, a maioria com causas desconhecidas.

Causas diversas
A puberdade precoce pode ocorrer por uma alteração na secreção do hormônio liberador das gonadotrofinas (GnRH), produzido em uma região específica do cérebro, o hipotálamo, levando assim a uma ativação do eixo hormonal hipotálamo-hipófise-gônadas (chamada de puberdade precoce central). Nas meninas, geralmente a causa é desconhecida - mas sabe-se que meninas obesas ou expostas a substâncias químicas que alteram os níveis de estrogênios estão mais propensas a desenvolver puberdade precoce. Também alterações nos ovários e nas glândulas suprarrenais podem ser causa de puberdade precoce em meninas. Além disso, sabe-se que entrar muito cedo na puberdade está associado a um maior risco de hipertensão e câncer de mama nas meninas.

Nos meninos, embora menos comum, suas causas podem indicar problemas mais sérios no sistema nervoso central ou nos testículos ou nas glândulas suprarrenais.

FIQUE ATENTO

Nem sempre os pais conseguem ‘enxergar’ esses sinais. Por isso, a médica reforça a necessidade de acompanhamento médico periódico, para avaliar ritmo de crescimento e ganho de peso, por exemplo. “Hoje em dia, as crianças não deixam os pais verem os sinais. O aumento dos testículos nos meninos é um exemplo do que dificilmente é observado por eles, mas que necessita de avaliação médica”, comenta Angela Spinola, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP). Ela reforça que, muitas vezes, esses sinais só precisam de acompanhamento, mas em alguns casos podem ser indicadores de puberdade antes do tempo.

Quando o diagnóstico é demorado e a idade óssea da criança avança muito, ela poderá perder estatura. Mama, pelos pubianos, aumento dos testículos são sinais de puberdade que precisam de avaliação médica. Em alguns casos não há velocidade de crescimento aumentada nem idade óssea, basta acompanhar a evolução. Mas há casos em que o crescimento da mama, por exemplo, pode ser um sinal de atenção. O aparecimento de mamas em meninas antes dos oito anos de idade e o desenvolvimento dos testículos antes dos nove anos nos meninos deve ser avaliado cuidadosamente para esclarecer se a criança apresenta precocidade sexual.

Na consulta médica
As principais especialidades que podem diagnosticar e tratar puberdade precoce são:
Pediatra e Endocrinologista.
Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar tempo. Dessa forma, você já pode chegar ao consultório com algumas informações sobre o seu filho:
- Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram, inclusive os que parecem não estar relacionados com puberdade precoce
- Histórico médico, incluindo outras condições que seu filho tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade
- Uma lista com a altura dos parentes mais próximos, especialmente se algum deles tiver baixa estatura
- Leve também uma cópia do registro da curva de crescimento da criança.
O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:
- Quando os sintomas começaram?
- A criança passou por alguma situação estressante recentemente (como mudanças na vida, repetir o ano escolar, separação dos pais, perda de algum ente querido, etc.)?
- Você tem parentes próximos com histórico de puberdade precoce?
Também é importante levar suas dúvidas para o consultório por escrito, começando pela mais importante. Isso garante que você conseguirá respostas para todas as perguntas relevantes antes da consulta acabar.

PUBERDADE

É o processo de transição entre a infância e a vida adulta, período ao final do qual nos tornamos aptos para a reprodução. Essa etapa corresponde a um processo de maturação biológica, quando ocorrem muitas transformações físicas, como aceleração do crescimento, modificação da distribuição de gordura, aumento da massa muscular (principalmente no sexo masculino), desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários, pilificação, desenvolvimento das mamas, desenvolvimento genital, testicular, ovariano, além das modificações emocionais e psicológicas. Vários hormônios participam desse processo que, de forma simplificada, é desencadeado pelo aumento na secreção do hormônio liberador das gonadotrofinas (GnRH), que estimula a secreção das gonadotrofinas hipofisárias, hormônio luteinizante (LH) e foliculoestimulante (FSH), responsáveis pelo estrógeno e testosterona.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.