CONSCIENTIZAÇÃO

Campanha SOS Vida incentiva habilitação de motociclistas

Projeto oferecerá descontos em curso preparatório para habilitação de motociclistas; objetivo é tornar o trânsito mais seguro e reduzir número de acidentes com envolvimento de motociclistas registrados no estado

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Evento marca lançamento de projeto na campanha  SOS Paz Pela Vida no Trânsito
Evento marca lançamento de projeto na campanha SOS Paz Pela Vida no Trânsito (SOS Vida Paz no Trânsito)

Condutores de motocicletas não habilitados estão sendo estimulados a adquirir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por meio da campanha SOS Vida Pela Paz no Trânsito, promovida pela Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão (Glema). O projeto, que con­ta com a parceria de autoescolas, foi lançado na manhã de ontem (18) e tem o objetivo de reverter a realidade maranhense, reduzir casos de acidentes no trânsito e garantir maior segurança aos motociclistas, uma vez que o número de motos equivale a mais da metade do número de veículos no estado.

De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA), 1.041.433 motocicletas e motonetas haviam sido registradas do Maranhão até agosto deste ano - número equivalente a cerca de 60% do total de veículos licenciados no estado. A quantidade de condutores habilitados para conduzir este tipo de veículo, no entanto, é inferior a 500 mil. Uma realidade que, de acordo com a campanha SOS Vida, tem influência direta no alto índice de acidentes envolvendo motociclistas.

“Pressupõem-se que um condutor não habilitado, por não ter a carga horária teórica e prática, desconhece as legislações de trânsito e está mais propenso a cometer infrações e, como consequência, envolver-se em acidentes, muitos de­les fatais. Como o número de motociclistas habilitados é muito inferior à quantidade destes veículos no Maranhão, entendemos que esta pode ser uma das causas para os recorrentes acidentes com envolvimento de condutores de motos”, esclareceu Lourival Souza, presidente da SOS Vidas.

Indenizações
Conforme dados do Seguro de Da­nos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), no Maranhão 87% das 12.772 indenizações pagas a pessoas envolvidas em acidentes de trânsito em 2018 foram a condutores de motocicletas ou ciclomotores. Além das consequências diretas, sofridas pelas vítimas dessas ocorrências e suas famílias, os acidentes de trânsito geram implicações econômicas e sociais para a população. Isto porque, estando internadas em hospitais públicos, as vítimas destas ocorrências geram despesas ao Estado e impossibilitam que outras demandas sejam atendidas, especialmente em unidades com superlotação, como a maioria dos hospitais de urgência e emergência de São Luís.

Pressupõem-se que um condutor não habilitado, por não ter a carga horária teórica e prática, desconhece as legislações de trânsito e está mais propenso a cometer infrações e, como consequência, envolver-se em acidentes, muitos deles fatais”LOURIVAL SOUZA, presidente do SOS Vidas

“Nós classificamos a violência no trânsito como um gravíssimo problema de saúde pública, porque, digamos, a vítima de um acidente de moto tem fraturas nas pernas e braços, por exemplo. Ela vai passar uma média de 90 dias internada por conta do SUS [Sistema Único de Saúde]. Em 2014, o Maranhão gastou cerca de R$ 2 bilhões, direta ou indiretamente, com acidentes de trânsito, inclusive com gastos no SUS. Por isso, costumamos dizer que os impactos são humanos, pela dilaceração das famílias, o impacto econômico e social, incluindo a questão da saúde pública”, destacou.

Educar e conscientizar
Visando reverter esta realidade, a campanha SOS Vida empenha-se em educar e conscientizar a população em relação ao trânsito, os perigos que oferece e os cuidados imprescindíveis à manutenção da vi­da. Desta forma, em parceria, inicialmente, a oito autoescolas, oferecerá descontos à população para cursos de formação de condutores de motocicletas, conforme pré-requisitos estabelecidos pelas instituições. Conforme explicou Lourival Souza, os interessados devem solicitar os descontos à campanha, para, então serem direcionados às unidades participantes.

“A Campanha SOS Vida tem vários parceiros, que recrutarão condutores de motocicletas não habilitados ou pessoas que pretendem conduzir motos, para serem beneficiados com um voucher, inicialmente, para as oito autoescolas parceiras. Esse voucher dará ao aluno um desconto de 15% no curso teórico e prático sobre o valor mínimo já cobrado pelas instituições. Nossa intenção é expandir esse benefício para mais autoescolas da capital e interior do estado como um estímulo para que esse hábito seja modificado”, explicou.

SAIBA MAIS

SOS Vida
A Campanha SOS Vida Paz No Trânsito tem como objetivo a humanização do trânsito por meio da educação, conscientizando crianças e adolescentes e sensibilizando adultos para o valor da vida, já que centenas de pessoas, pedestres e motoristas, todos os anos, perdem a vida nas rodovias sob concessão e em vias urbanas, sob o olhar indiferente da sociedade.
A iniciativa social visa formar voluntários para atuarem junto às escolas sobre todos os aspectos de educação no trânsito, baseados em princípios de ética e cidadania, formando cidadãos conscientes no trânsito, capacitando-os para uma prática social diferenciada, motivada pelo respeito à vida.
GLEMA
A Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão (Glema), por meio de suas Lojas jurisdicionadas, entende que os seus valores estão relacionados, também, ao grau de preocupação com a sociedade na qual está inserida, por isso o valor à vida é uma realidade na Glema, que busca, não somente, cumprir seu papel essencialmente filosófico, filantrópico, educativo e progressista, como também atuar de maneira cidadã e socialmente responsável.
A Glema acredita que o ensino de valores para as crianças, jovens e adultos é algo fundamental no desenvolvimento do país e da sociedade. Por isso, apoia projetos como o SOS Vida, confiante de que os frutos serão colhidos em breve e que as novas gerações serão mais educadas e solidárias no trânsito e na vida.

Números

1.744.946 veículos compõem a frota maranhense
1.041.433 são motocicletas e motonetas
12.772 indenizações foram pagas pelo seguro DPVAT no Maranhão, em 2018
11.164 indenizações foram pagas, no mesmo período, a motociclista

SOS Vida

A Campanha SOS Vida Paz No Trânsito tem como objetivo a humanização do trânsito por meio da educação, conscientizando crianças e adolescentes e sensibilizando adultos para o valor da vida, já que centenas de pessoas todos os anos, pedestres e motoristas perdem a vida nas rodovias sob concessão e vias urbanas, sob o olhar indiferente da sociedade.

A iniciativa social visa formar voluntários para atuarem junto às escolas sobre todos os aspectos de educação no trânsito, baseados em princípios de ética e cidadania, formando cidadãos conscientes no trânsito, capacitando-os para uma prática social diferenciada, motivada pelo respeito à vida.

GLEMA

A Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão (GLEMA), por meio de suas Lojas jurisdicionadas, entende que os seus valores estão relacionados, também, ao grau de preocupação com a sociedade na qual está inserida, por isso o valor à vida é uma realidade na GLEMA, que busca, não somente, cumprir seu papel essencialmente filosófico, filantrópico, educativo e progressista, como também atuar de maneira cidadã e socialmente responsável.

A GLEMA acredita que o ensino de valores para as crianças, jovens e adultos é algo fundamental no desenvolvimento do país e da sociedade. Por isso apoia projetos como o SOS Vida, confiante de que os frutos serão colhidos em breve e que as novas gerações serão mais educadas e solidárias no trânsito e na vida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.