Roda Viva

Cabral Marques: o secretário que mudou a educação

Benedito Buzar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

Na terça-feira vindoura, 17 de setembro, o professor José Maria Cabral Marques, completa noventa anos.

Em homenagem ao ilustre gestor da Secretaria de Educação do Maranhão, nada melhor e mais justo do que apresentar a memória retrospectiva da sua exemplar atuação e do seu notável desempenho administrativo, no Governo do Estado, exercido pelo jovem político José Sarney.

A retrospectiva nada mais é do que o retrato de uma época, na qual o poder estadual estava nas mãos de um governador de 35 anos, com o auxílio de uma equipe mesclada de técnicos jovens e competentes e de homens maduros, experientes, com serviços prestados à vida pública e à privada, que executaram a mais profunda transformação na estrutura social e econômica do Maranhão, há anos vivendo sob o abandono de governos identificados com o atraso, a corrupção e a inércia administrativa.

Um desses homens que o governador José Sarney convocou para ajudá-lo nessa empreitada de mudar a fisionomia do Estado foi o advogado e colega de juventude, José Maria Cabral Marques, nomeado, a princípio, para comandar a Secretaria de Administração e implantar o Estado a Reforma Administrativa.

Cabral não havia cumprido integralmente a missão a ele confiada, quando o chefe do Executivo o chama para assumir o cargo de secretário de Educação, onde convocou técnicos, botou ordem na Casa e realizou uma gestão nunca vista no Maranhão, que fez a educação dar saltos de qualidade e de quantidade em todos os níveis.

Essa mudança de qualidade e de quantidade, pode ser comprovada pelas expressivas ações, iniciativas e projetos, desencadeadas com criatividade, eficiência e otimizada aqui e alhures sob o signo do Maranhão Novo.

Nada menos do que vinte projetos, Cabral criou e executou na secretaria de Educação, que se tornaram conhecidos da população porque não eram figuras de retóricas e nem produtos ficcionais, ao contrário, foram imaginados, implantados e trouxeram resultados positivos na melhoria do sistema educacional maranhense, tanto que, alguns, serviram de modelo para outros estados da Federação brasileira. Ei-los.

Projeto TV-EDUCATIVA, em circuito aberto de televisão e instalado em 45 municípios, com a finalidade de transmissão de aulas para o ensino médio.

Projeto JOÃO DE BARRO, voltado para a integração do homem rural maranhense no processo de desenvolvimento, alfabetizando-o em escolas comunitárias e conscientizando-o de suas reais possibilidades para as mudanças do meio em que vive.

Projeto CENTAURO, que previa a criação da Faculdade de Formação de Professores, para o primeiro ciclo do grau médio, através dos cursos de Licenciaturas em Ciências, Estudos Sociais e Letras.

Projeto BANDEIRANTE, para levar às áreas de necessidade e de clientela comprovada, a educação integral, através do ensino médio e induzir a comunidade a uma participação efetiva no processo socioeconômico.

Projeto ORION, destinado aos diretores escolares, oferecendo-lhes uma visão clara da realidade e proporcionando-lhes conhecimento dos problemas das escolas e da importância de participação na solução dos mesmos.

Projeto ALFA, para preparar técnicos incumbidos da instalação e funcionamento do Centro Educacional do Maranhão, como fórmula para superar o grave problema de recrutamento de pessoal docente.

Projeto CANOPUS, para capacitar professoras leigas e colocá-las ao exercício do magistério, inclusive as regentes e normalistas, que não tiveram a oportunidade de se reciclarem para as novas funções didáticas.

Projeto CRUZEIRO DO SUL, para preparar professores dos Ginásios Bandeirantes, fornecendo-lhes meios necessários à integração nas comunidades através da Educação dentro da filosofia para atingir as mais diversas camadas sociais.

Projeto SIRIUS, para oferecer igualdade de oportunidade a todos os alunos que pretendem ingressar no curso ginasial, com melhor nível de conhecimento.

Projeto PORTINARI, para difundir a cultura ao povo e estimular os jovens às atividades artísticas.

Projeto FESTIVAL DE CORAIS, para a difusão da arte de cantar nas escolas.

Projeto OLÍMPICO, para preparar os alunos da rede pública estadual à educação física, através do esporte.

Projeto ANTARES, que objetiva o encaminhamento das crianças que terminam o curso primário a cursos de iniciação profissional.

Projeto PLEIADE, para promover esclarecimento público sobre os vários aspectos da educação especial e a sua integração no campo do ensino comum.

Projeto VEGA, para proporcionar o ensino supletivo aos adultos, com metodologia baseada na técnica e no conhecimento do meio em que vive.

Projeto MARATONA ESTUDANTIL, para fornecer elementos que permitam aos professores e estudantes um aprofundamento na visão da pessoa humana, como responsável e construtora da História.

Além desses projetos, merecem destaque a Maratona Intelectual, o de Poesia Falada e o Festival de Música Popular Brasileira.

Prefeitas vulneráveis

Incrível, porém verdadeiro: no que diz respeito à condução dos negócios públicos municipais, as mulheres que estão no comando das prefeituras, no Maranhão, são mais vulneráveis, do ponto da honestidade, do que os homens.

Por serem consideradas do sexo frágil, tendem mais à prática da corrupção do que os elementos masculinos.

Quem acompanha a vida municipalista maranhense, comprova essa verdade de forma insofismável pela leitura dos jornais.

Desfiles estudantis e militares

Até a gestão do governador José Sarney (1966 a 1970), se realizavam na Praça João Lisboa os desfiles dos estudantes e dos militares, respectivamente, a 5 de 7 de setembro.

Salvo melhor juízo, tudo aconteceu por causa do rompimento do governador Sarney com o prefeito de São Luís, Epitácio Cafeteira, que, por não poderem ficar juntos, armaram-se palanques separados naquele logradouro.

Os desfiles militares revestiam-se de tamanha imponência que o governador José Sarney marcava presença de traje a rigor.

Juiz de Caxias

Foi escandalosa e imoral a conduta do juiz de Caxias, que concedeu medida liminar e ele próprio cassou, para permitiu o ingresso irregulares de alunos no curso de Medicina, na Universidade Estadual do Maranhão.

O mínimo que o Tribunal de Justiça deveria fazer, em nome da austeridade e da moralidade, era afastar o magistrado das funções judicantes e denunciá-lo ao Conselho Nacional de Justiça.

Mulher feia e bonita

Continua repercutindo no Brasil e no mundo diplomático, o infeliz comentário do Presidente Jair Bolsonaro da feiura da esposa do Presidente da França.

No Brasil, se houve alguma primeira-dama que nasceu não bafejada pela natureza foi, com todo respeito, dona Luy Geisel, esposa do presidente Ernesto Geisel.

Em contra partida, com respeito à beleza, da cabeça aos pés, ninguém chega perto de Maria Teresa Goulart, esposa do Presidente João Goulart.

Loja de Departamento

Começou a demolição do conjunto de prédios, construídos pela Alumar, no bairro Cohajap, que tanta celeuma causou quando da sua edificação, na gestão do prefeito Mauro Fecury.

No espaço ocupado pelo conjunto residencial, vem aí uma das maiores lojas de departamento do país - a Havan, do empresário catarinense Luciano Hang, que se associou ao Grupo Mateus.

Investimentos de fora

São Luís, nunca recebeu tanto investimento privado como nestes últimos anos, sobretudo nas áreas de alimentação, vestuário e fast foods.

Experimente ir em qualquer supermercado, no centro da cidade ou na periferia, a qualquer dia ou hora, e veja se uma baita fila não está a esperá-lo.

Um produto humano que São Luís também ganhou e bastante: gente do sudeste do país. Nesse particular, perdemos o controle de quem entra e chega para ficar em nossa cidade.

Foi o tempo em que conversa entre maranhenses era coisa corriqueira.

Oitenta anos de Gaspar

Quando dezembro chegar, quem muda de idade e pretende festejá-la com todo o requinte é o empresário e escritor Carlos Gaspar.

A 5 de dezembro, o aniversariante chegará aos oitenta anos, data emblemática, que não pode ser esquecida e muito menos comemorada.

Possivelmente, Gaspar terá outro motivo para também festejar: tem tudo para ser o próximo presidente da Academia Maranhense de Letras.

Conversa pública

Quando dois homens públicos escolhem um dos restaurantes mais balados e frequentados da cidade, é porque não querem esconder a conversa que tiveram, por sinal, longa e animada.

Foi o que fizeram o deputado Othelino Neto, presidente da Assembleia Legislativa, e Fernando Sarney, vice-presidente da CBF, na sexta-feira passada, na Cabana do Sol.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.