Filosofilme

Cinema e filosofia em cartaz

Nova Acrópole exibe amanhã, às 18h30, sessão gratuita do filme "O Homem de La Mancha"; após haverá bate-papo com o público

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Cena do filme "O Homem de La Mancha"
Cena do filme "O Homem de La Mancha" (O Homem de la mancha)

São Luís - A história de um buscador de sonhos, de uma realidade melhor e mais fascinante do que os homens comuns, aqueles que perderam a capacidade de sonhar, podem perceber, é o fio condutor do filme “O Homem de La Mancha”. A produção será exibida no projeto Filosofilme no Jardim, amanhã, às 18h30, na Nova Acróple (Ponta do Farol), com entrada gratuita. Após a exibição haverá bate-papo com o público.

O objetivo do evento é aproximar um pouco da visão do heroi sonhador, Dom Quixote de La Mancha, e buscar entender o porquê de suas batalhas, já que carrega um jeito particular de ver o mundo.

“O Homem de La Mancha” é um clássico do cinema que traz a literatura simbólica e inspiradora de Miguel de Cervantes. Com duração de pouco mais de duas horas, a produção, dos Estados Unidos e Itália, tem direção de Arthur Hiller e traz no elenco Peter O'Toole, Sophia Loren e Ian Richardson. Datado de 1972, o filme se passa durante a Inquisição, quando na Espanha Miguel de Cervantes (Peter O'Toole) é preso como herege, por propagar pensamentos subversivos. Ele é jogado em um calabouço, ocupado também por ladrões e assassinos, e é "julgado" pelos prisioneiros.

Para se defender, Cervantes conta a história de um homem idoso, que passa os dias e as noites lendo e só consegue ver a injustiça e a trapaça triunfarem. Ele se torna um cavaleiro errante, conhecido como Dom Quixote de la Mancha, que decide lutar contra as injustiças do mundo. Durante o "julgamento" Cervantes se transforma em Dom Quixote, para poder fazer a sua defesa.

Serviço

O quê

Filosofilme no Jardim com “O Homem de la Mancha”

Onde

Nova Acrópole São Luís – Ponta do Farol

Pré-inscrição

Gratuita no site www.acropole.org.br/saoluis

Outras informações

(98) 98458-5115


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.