Paternidade

DPE lança projeto Pais e filhos na Região dos Lagos

Projeto atuará em parceria com unidades escolares, que serão responsáveis por identificar alunos que não possuam os nomes do pai em suas certidões

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Lançamento do projeto “Pais e filhos: reconhecer é um ato de amor” aconteceu na comarca de Lago da Pedra
Lançamento do projeto “Pais e filhos: reconhecer é um ato de amor” aconteceu na comarca de Lago da Pedra (DPE)

A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) lançou o projeto “Pais e filhos: reconhecer é um ato de amor”, na Comarca de Lago da Pe­dra, ontem, 10, na Unidade Integrada Lindalva Coelho Arruda. O objetivo é estimular e garantir, prioritariamente por via extrajudicial, o reconhecimento espontâneo de paternidade de crianças, jovens e adultos naquela região.

O lançamento, conduzido pelos defensores públicos Túlio Licínio Curvelo Garcia e Vinícius Jerônimo de Oliveira, marcou o início das atividades de outro projeto defensorial no município, o Defensoria na Comunidade, que esta semana percorrerá a Região dos Lagos, sendo ontem, 10, em Lago da Pedra; hoje, 11, em Lagoa Grande e amanhã, 12, em Lago dos Rodrigues, levando diversos serviços, dentre eles atendimentos jurídicos, reconhecimento de paternidade, além da atuação na área de registro público.

O Pais e filhos atuará em parceria com unidades escolares, que serão as responsáveis por identificar alunos que não possuam os nomes do pai em suas certidões. Após essa busca ativa, a Defensoria, por meio de palestras direcionadas à gestão, mestres e à comunidade, tentam sensibilizar e mediar situações apresentadas para que supostos genitores permitam espontaneamente sua inclusão no registro civil do indivíduo.

Além dos alunos, o projeto poderá beneficiar seus irmãos e até mesmo seus pais, como em São Luís, que foram identificados casos de jovens de quase 30 anos que tiveram a inclusão do nome do pai na certidão de nascimento, num verdadeiro incentivo à cidadania e ao acesso a direitos fundamentais, como a convivência familiar.

De acordo com os dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com base no censo escolar de 2011, mais de 5,5 milhões de crianças não têm a paternidade reconhecida no país.

Além dos defensores públicos, ainda participaram da solenidade o prefeito de Lago da Pedra, Laércio Arruda, o secretário adjunto de Educação, Rumão Uchôa, o coordenador do CRAS, Haroldo Cavalcante, e o diretor da Escola Coelho Arruda, Alex José Costa Silva, dentre outras autoridades e a comunidade local.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.