Mudança

Barracas são montadas para início da reforma da Feira da Praia Grande

Aproximadamente 30 barracas foram montadas no Beco dos Catraieiros, por trás do Odylo Costa, filho; parte dos feirantes continuará no Mercado das Tulhas

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Barracas que abrigarão os feirantes do Mercado das Tulhas foram erguidas no último sábado no Beco dos Catraieiros, na Praia Grande
Barracas que abrigarão os feirantes do Mercado das Tulhas foram erguidas no último sábado no Beco dos Catraieiros, na Praia Grande (Barracas)

Seguindo determinação da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), barracas de estrutura metálica foram montadas no Beco dos Catraieiros, no Centro Histórico de São Luís, durante este fim de semana. A ação ocorreu por causa da reforma do Mercado das Tulhas, também conhecido como Feira da Praia Grande, que fica ao lado. O local passará por um processo de revitalização em várias partes, incluindo a rede de esgoto.

As barracas começaram a ser montadas no sábado, 7, no período da tarde. Técnicos colocaram as estruturas metálicas e uma tenda enorme no Beco dos Catraieiros, que fica nos fundos do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho. “A previsão é que 30 barracas sejam colocadas aqui. Uma parte dos feirantes do mercado vem para cá, enquanto a outra parte vai continuar na feira, segundo o acordo que nós fizemos com a Prefeitura”, disse Aradiana, vice-presidente da Associação dos Feirantes e Trabalhadores no Comércio da Praia Grande (ASFETCOPAG).

De acordo com Marcelo Silva Braga, superintendente de Comercialização da Semapa, o Mercado das Tulhas passará por revitalização na parte elétrica, hidráulica, no piso e na rede de esgoto. Ele disse que a reforma deve durar mais de seis meses porque nem todos os feirantes serão remanejados para o Beco dos Catraieiros. “Na verdade, existe até um laudo do Corpo de Bombeiros pedindo a interdição do local. A tubulação da feira está corroída e por isso o esgoto é um dos mais afetados pela deterioração. Com a reforma, a Casa das Tulhas ganhará novo aspecto. A população ludovicense vai ganhar.
Os turistas vão ganhar. Todos nós seremos beneficiados”, destacou ele.

Conforme Marcelo Braga, cada feirante terá liberdade para adaptar sua barraca conforme as características de suas vendas. “Além desse mercado, a Semapa vai revitalizar mais dois, que são o do São Francisco e do Coroadinho”, completou o superintendente. Ademais, uma guarnição da Guarda Municipal ficará na entrada do Beco durante 24 horas, para garantir a segurança dos feirantes e dos clientes.

Mercado das Tulhas
A Casa das Tulhas foi erguida em meados do século XVIII, sendo que era um conjunto de barracas destinadas a celeiro público. No local, o lavrador guardava e vendia os gêneros que seriam comercializados. Antes, era conhecido como “Terreiro Público”, quando a Praia Grande era o grande núcleo comercial de São Luís e os portugueses eram proprietários da maioria dos imóveis da capital, no século XVII.

Conforme os pesquisadores Lucas Serra Borba Fonseca e William Barbosa Filho, autores do artigo “Mercado das Tulhas em São Luís (MA): repositório planejado da memória coletiva regional”, a estrutura do local foi construída em um só pavimento, com contorno quadrilátero e quatro entradas em arco pleno, guarnecidas em pedras de cantaria.

O prédio foi demolido em julho de 1855 pela Companhia Confiança. No lugar, foi construído o Mercado da Praia Grande. Hoje, a feira é preenchida por diversos comércios, entre restaurantes, bares, ateliês e lojas de artesanato. Cabe ressaltar que a Feira da Praia Grande a Casa das Tulhas fazem parte de bens protegidos pela Unesco desde 1997, como resultado das obras do Programa de Preservação e Revitalização do Centro Histórico de São Luís que começaram em 1981.

O complexo da Casa das Tulhas também é utilizado para manifestações culturais, como o Tambor de Crioula. No local, há um altar em homenagem ao santo padroeiro do lugar, que é São José das Laranjeiras. “Todos os anos há a comemoração deste Santo no último domingo do mês de outubro, quando são realizadas uma alvorada de fogos, uma romaria até a cidade de São José de Ribamar, uma ladainha e na volta há coquetel para os participantes e seresta até o final do dia”, dizem os pesquisadores Carolina Diniz Lorêdo e Saulo Ribeiro dos Santos, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no trabalho acadêmico “A Casa das Tulhas e a Feira da Praia Grande como produto turístico em São LuísMA”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.