Evento

História de sucesso no ballet

Bailarina maranhense solista da Companhia do Ballet Bolshoi de Moscou, na Rússia, ministrará aula e palestra em São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Bruna Gaglianone é solista do Ballet do Teatro Bolshoi de Moscou
Bruna Gaglianone é solista do Ballet do Teatro Bolshoi de Moscou (Bruna Gaglianone)

São Luís - A bailarina maranhense Bruna Gaglianone, formada pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville e hoje integrante da Companhia do Ballet Bolshoi de Moscou, na Rússia, está em visita a São Luís, onde aproveita férias. Em sua passagem pela capital, a artista aproveita para ministrar, hoje e amanhã, a partir das 18h, no Ballet Tavares (Renascença), aulas de ballet. Nos dois dias fará também rodas de conversas com alunos e convidados.

Bailarina solista do Ballet do Teatro Bolshoi de Moscou, a maranhense aproveitará a visita ao seu estado natal para rever amigos e inspirar novas gerações. “A Bruna dará aula de ballet e falará da vida e carreira como bailarina clássica na maior companhia do mundo, que é o Ballet Bolshoi. Nós, o Ballet Tavares, somos uma escola especializada em metodologia russa de ballet e Bruna é bailarina formada nesta técnica lá na Escola do Teatro Bolshoi em Joinville (SC) que é a única escola fora da Rússia”, diz o diretor geral e artístico do Ballet Tavares, Adelson Tavares.

Ele explica que foi nesta escola – que antes se chamava Espaço Dança e tinha outra direção – que a bailarina começou a estudar ballet. “É a primeira vez que ela vem a nossa sede desde que nos chamamos Ballet Tavares", reforça Adelson Tavares. Participarão das aulas e palestras cerca de 100 pessoas entre alunos e convidados. Segundo os organizadores, a maioria dos alunos têm idades entre 3 e 25 anos, mais a faixa etária alcança os 50 anos.

Carreira

Nascida no município de Caxias, Bruna Gaglianone iniciou os estudos de balé clássico em São Luís, aos 8 anos de idade. Com 12, realizou o exame de seleção da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil tendo sido aprovada em primeiro lugar. Ganhou uma bolsa de estudos por um período de um ano e, então, mudou-se para Joinville para iniciar seus estudos em 2003.

No ano seguinte foi indicada e recebeu o Prêmio Fundação Galina Ulanova, premiação para jovens talentos, por indicação dos grandes bailarinos Vladmir Vassiliev (bailarino do século) e Ekaterina Maximova. Em 2009, a bailarina maranhense concluiu seus estudos na Escola do Teatro Bolshoi do Brasil e, em setembro de 2011, pisou no palco do Teatro Bolshoi em Moscou, na Rússia, marcando o início da sua vida profissional.

Serviço

O quê

Aula de ballet e vivência com Bruna Gaglianone

Quando

Hoje a amanhã, às 18h

Onde

Ballet Tavares – Rua das Jaqueiras, Jardim Renascença I

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.