Espetáculo

Cazuza homenageado em tributo

Apresentação reunirá no Teatro Alcione Nazaré, o professor João de Deus Barros e convidados de São José de Ribamar em um espetáculo multimídia, amanhã, às 19h

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Espetáculo vai reunir música, teatro, dança, performance, fotografia, dublagem e artes plásticas para relembrar Cazuza
Espetáculo vai reunir música, teatro, dança, performance, fotografia, dublagem e artes plásticas para relembrar Cazuza (Cazuza)

São Luís - O palco do Teatro Alcione Nazaré (Praia Grande) receberá, amanhã, às 19h, o espetáculo “Um tributo a Cazuza”. Trata-se de uma apresentação multimídia que utilizará elementos da música, teatro, dança, performance, fotografia, dublagem e artes plásticas. A produção tem a direção do professor João de Deus Barros, professor titular aposentado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no campo da arte, cultura e imaginário na educação. A entrada é gratuita.

Participam dessa versão preliminar do espetáculo – cuja edição definitiva está prevista para ano que vem, quando completam-se 30 anos da morte de Cazuza - o grupo de teatro amador da equipe de Gincana da 20 Murgar, coordenada pelo designer gráfico e serigrafista Sandro Paixão, equipe tricampeã na gincana cultural da cidade de São José de Ribamar e que e destaca, sobretudo, pelo alto nível de seus integrantes no que diz respeito ao teatro e dança. Os músicos Warlysson Diniz (violão), Walder Alves (bateria) e Gilson Moraes (contrabaixo) acompanham a interpretação das 10 canções que compõem o espetáculo.

Segundo o professor João de Deus, o tema geral do espetáculo é o olhar oximorônico de Cazuza para a vida. “Tal qual a figura de linguagem, Cazuza procurou durante toda sua existência conciliar pares de opostos: prazer e dor, alegria e tristeza, sombra e luz, crueldade e inocência, passado e futuro, etc., na busca da felicidade. Esses pares de opostos aparecem tanto em sua obra poética quanto em suas letras de músicas, altamente metafóricas”, atesta o professor.

João de Deus explica que a montagem é um dos frutos da sua tese de pós-doutorado, defendida junto à Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ), sob a supervisão da professora dra. Iduína Chaves e que contou com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão. “Quando conclui a pesquisa sobre o exagerado, uma das metas seria montar um espetáculo teatral com base no cantor e compositor Cazuza, projeto que foi adiado por vários anos, sendo que recentemente me aposentei e optei por continuar realizando projetos de extensão envolvendo membros da comunidade de São José de Ribamar, cidade de minha origem e residência”, conta o professor.

Em sua tese de pós-doutorado, uma das constatações mais instigantes do professor João de Deus foi o fato de Cazuza poder ser considerado um “educador pelas imagens”. “Tal qual Gilberto Freyre, objeto da minha tese de doutorado defendida na USP, Cazuza, tanto em suas entrevistas quanto em seus textos, poemas e canções nos brinda com ‘metáforas educativas’”, concluiu o educador.

Serviço

O quê

Tributo a Cazuza

Quando

Amanhã, às 19h

Onde

Teatro Alcione Nazaré (Praia Grande)

Entrada gratuita

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.