Psicanálise

Sarau poético para falar de psicanálise

"Enlace poético no Divã" vai reunir pessoas que declamarão poemas do livro "Psicanálise e Artifício Poético", de Tereza Braúna; evento será neste sábado, às 18h, na AMEI

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Tereza Braúna é autora do livro “Psicanálise e Artifício Poético”
Tereza Braúna é autora do livro “Psicanálise e Artifício Poético” (Tereza Braúna )

São Luís - O livro “Psicanálise e Artifício Poético”, da psicanalista e escritora Tereza Braúna Moreira Lima é o norte do sarau “Enlace poético no Divã”, evento que ocorre neste sábado, às 18h, no Espaço Cultural e Livraria AMEI (São Luís Shopping, Jaracati). Sob a organização do cientista político Fábio Alex Melo e da psicanalista Anicia Ewerton, o encontro cultural terá a apresentação da cantora Mila Camões em um momento que unirá psicanálise e poesia.

Segundo um dos organizadores do evento, Fábio Alex, a ideia do sarau surgiu do desejo de fazer um momento especial de conhecimento, de articular a poesia escrita com a fala. “O sarau é um momento de sensibilidade, onde os conceitos da psicanálise ganham na arte um movimento, um novo olhar. O sarau é um lugar de fala poética dos conceitos que tocam a alma do enlace psicanalítico, que é o cerne do livro da Tereza Braúna”, atesta Fábio Alex.

O cientista político se refere à obra “Psicanálise e Artifício Poético”, lançada no início do último mês de junho no mesmo espaço que recebe o sarau. Na ocasião do lançamento, a psicanalista Heloísa Caldas, membro da Escola Brasileira de Psicanálise (RJ) proferiu a palestra “Psicanálise e literatura: o fazer do poeta”.

O livro traz ilustrações de Regina Borga que alicerçam poemas que perpassam pela criatividade e o conhecimento e que teve grande repercussão nos mais diversos segmentos da sociedade. “Foi assim que surgiu a ideia do sarau ‘Enlace Poético no Divã’. Ideia essa que partiu do grupo de estudantes de psicanálise do curso dos Fundamentos de Freud a Lacan, onde também ministro aulas”, diz Tereza Braúna.

A psicanalista Anicia Ewerton, também organizadora do evento, vê no sarau uma proposta para levar a psicanálise para além dos muros dos consultórios, trazendo-a para o público. “É uma oportunidade de unir, como Tereza faz em seu livro, conceitos teóricos com a poesia, dando leveza à academia”, pontua.

Alunos e professores do curso de psicanálise participarão, recitando os poemas que mais se identificaram. “Eventos como esse são oásis no deserto do atual momento obscuro que atravessamos em nosso país. Precisamos nos abastecer com gestos e palavras que transmitam sensibilidade e delicadeza. A alma não pode morrer!”, acredita Tereza Braúna.

Há 30 anos envolvida com a psicanálise, a escritora tem cinco livros publicados, entre os quais, “Desafio de Ser” e “Digitais da Essência”, este último de poesia. Tereza Braúna Moreira Lima integrou a Instituição Intersecção Psicanalista do Brasil (IPB) e desde 2005 é participante da Delegação Maranhão da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP).

Serviço

O quê

Sarau “Enlace poético no Divã”

Quando
Sábado, às 18h

Onde
Livraria e Espaço AMEI (São Luís Shopping)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.