Literatura

Vieira em romance

Escritor premiado, Ronaldo Costa Fernandes lança hoje, às 18h, o livro "Vieira na ilha do Maranhão", em noite de autógrafos na Academia Maranhense de Letras

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Escritor Ronaldo Costa Fernandes lança novo romance na AML
Escritor Ronaldo Costa Fernandes lança novo romance na AML (Ronaldo Costa Fernandes)

São Luís - Tendo como pano de fundo a passagem de um dos maiores escritores universais em língua portuguesa, o jesuíta Antônio Vieira, pelo Brasil, entre os anos de 1653 e 1661, o livro “Vieira na ilha do Maranhão”, é um misto de história e ficção que se materializam no mais novo romance que Ronaldo Costa Fernandes lança hoje, às 18h, na sede da Academia Maranhense de Letras (AML). A obra, publicada pela editora 7Letras, é fruto de uma vasta pesquisa feita pelo escritor que se debruçou sobre os sermões e, mais especificamente, sobre as cartas do padre.

Ele narra que leu a literatura de Gandavo, Antonil e outros viajantes estrangeiros no Brasil Colônia, bem como da história de Antônio Vieira, escrita por João Lúcio de Azevedo. “Mas, principalmente, da minha imaginação. Costumo dizer que o livro é uma bibliografia da minha imaginação”, diz Costa Fernandes.

O escritor ressalta que a obra não é de um historiador, mas de um ficcionista. “No livro, só Vieira, o governador Pedro de Melo e o padre Berttendorff são personagens históricos”, completa o escritor que cria uma galeria rica e interessante de tipos para dar corpo ao romance. Ronaldo Costa Fernandes explica que o livro não tem um personagem principal sendo Vieira o que costura a trama que abarca os habitantes de São Luís, à época,

O livro é resultado de um ano e meio de escrita e reescrita e, nas palavras do escritor, poderia ter levado mais tempo. “Cada livro que escrevo é para me livrar de uma ideia que me assola e que só posso me livrar dela com o exorcismo da escrita. E minha obsessão, neste tempo, era o Maranhão”.

O escritor maranhense Ronaldo Costa Fernandes, está radicado em Brasília há décadas. Mesmo tendo grande reconhecimento na cidade que escolheu para viver – ele é membro da Academia Brasiliense de Letras - optou por realizar o primeiro lançamento do livro no Maranhão. “Fico muito feliz em lançar, inicialmente, o livro em minha terra natal, especialmente na Academia Maranhense de Letras”, diz o escritor e poeta que ocupa a Cadeira 31 da Casa de Antônio Lobo.

Para Alexandre Arbex, que assina o texto da orelha do livro, “Ronaldo Costa Fernandes propõe um Vieira hábil e hesitante, sensato e crédulo, vivendo na sua condição humana sem perder sua dimensão histórica. O texto é, em sua própria forma, um exercício de reconstituição de época, mas com um humor e uma picardia que dão um sabor de ironia aos arcaísmos. A constelação de personagens que gravitam em torno do catequizador jesuíta apresenta uma fantástica galeria de tipos do Brasil seiscentista”, descreve Arbex.

Literatura

Ronaldo Costa Fernandes tem uma profícua carreira literária já tendo sido agraciado com prêmios como Revelação de Autor pela Associação Paulista de Críticos de Arte; prêmio Guimarães Rosa; Casa de las Américas, Havana; Otavio de Faria e Austregésilo de Athayde, ambos da União Brasileira de Escritores; Poesia, da Academia Brasileira de Letras, 2010.

Entre os livros publicados estão “João Rama” (romance), “Estrangeiro” (poesia), “Concerto para flauta e martelo” (romance), “Manual de tortura” (contos), “A máquina das mãos” (poesia), “Memória dos porcos” (poesia), “A cidade na literatura” (ensaio), entre muitos outros.

Ronaldo Costa Fernandes nasceu em São Luís. É graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Literatura Hispano-Americana, pela mesma instituição de ensino. É doutor em Literatura Brasileira, pela Universidade de Brasília.

Foi chefe do setor de arte e cultura da Universidade Católica de Brasília e trabalhou na Secretaria Especial da Presidência da República, no Palácio do Planalto, em 1985. Pertence ao quadro do Ministério da Cultura desde 1980 tendo sido coordenador da Funarte (Brasília), de 1995 a 2003. Durante nove anos, dirigiu o Centro de Estudos Brasileiros em Caracas, na Venezuela. Foi, durante três anos e meio, professor-convidado de Literatura Brasileira na Universidade Central da Venezuela.

Serviço

O quê

Lançamento do livro “Vieira na ilha do Maranhão”, de Ronaldo Costa Fernandes

Quando

Hoje, às 18h

Onde

Academia Maranhense de Letras – Rua da Paz, Centro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.