Voluntarismo

Projeto arrecada bolsas de sangue em escola para cobrir demandas de hospitais

A Igreja Adventista do Sétimo Dia e o Hemomar pretendiam coletar 150 bolsas de sangue na escola. As doações vão beneficiar pacientes de hospitais públicos e particulares.

Nelson Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Doação de sangue teve como objetivo coletar 150 bolsas de sangue
Doação de sangue teve como objetivo coletar 150 bolsas de sangue (doação de sangue)

Paço do Lumiar - Com o objetivo de coletar 150 bolsas de sangue, foi realizada, durante todo o sábado (17), mais uma etapa do projeto “Vida por Vidas”, iniciativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia com o apoio do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Maranhão (Hemomar). A ação voluntária aconteceu na Escola Estadual Erasmo Dias, no Conjunto Maiobão, em Paço do Lumiar. As bolsas serão distribuídas nos diversos hospitais do Maranhão, em prol de vários pacientes.

A coleta começou no turno matutino, por volta das 8h, sendo que a escola foi preparada para receber os doadores, com salas separadas para cada etapa da doação, incluindo a triagem psicossocial e clínica. Pessoas da comunidade e também da Igreja Adventista do Sétimo Dia se disponibilizaram e ofereceram seu sangue para ajudar quem precisa, como o professor Luís Gustavo Moreira Melo. “A campanha supre uma necessidade. Você tá doando parte de si para ajudar uma ou até três pessoas. É uma experiência gratificante”, pontuou ele.

Segundo Rafael Neves, coordenador de Jovens da 5ª Região, que abrange os municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, o projeto já tem mais de 12 anos em parceria com o Hemomar. “Hoje, nós somos atualmente a maior instituição doadora de sangue do Hemomar. Ano passado, nós chegamos a doar 3 mil bolsas de sangue dentro do projeto. A previsão para este ano é que alcancemos pelo menos essa quantidade de 2018”, declarou Neves.

“Vida por Vidas”

O projeto “Vida por Vidas” acontece durante todo o ano. Em 2019, o tema é “Seja um herói. Doe sangue”. A ação social ocorre não somente na região metropolitana de São Luís, como em outros municípios do interior maranhense. Em Tutoia, por exemplo, a coleta culminou em mais de 200 bolsas, entre os dias 26 e 27 de junho. “Como a Igreja Adventista está presente em todos os municípios do Maranhão, o projeto acontece em vários locais. No próximo fim de semana, estaremos na Câmara de Vereadores de Itapecuru. A meta é alcançar 200 bolsas, porque será em dois dias”, disse Rafael.

O projeto, desde a sua origem, está obtendo êxito nos seus objetivos. Em 2013, o “Vida por Vidas” doou 6.800 bolsas, como Rafael relembrou. “Foi um ano muito proveitoso. O nosso sonho é continuar doando cada vez mais. É uma das formas de nós mostrarmos o amor ao próximo. Serviço de verdade. Quando Cristo veio a Terra, uma das preocupações dele era o amor ao próximo. O estoque de sangue do Hemomar é muito baixo. Tem muita gente precisando nos hospitais. O projeto é um sucesso. Os nossos jovens estão se envolvendo muito. É uma bênção para a igreja e para as pessoas que receberão o sangue”, destacou Neves.

Parceria de sucesso

Valma Costa, coordenadora da Coleta Externa do Hemomar, enalteceu a parceria com a Igreja Adventista e comentou sobre a importância da doação de sangue. “Por meio dessa parceria, o nosso estoque de sangue aumenta e nós distribuímos para quem precisa. O Hemomar envia sangue tanto para hospitais públicos como particulares. E nós temos que ter um estoque suficiente para atender a demanda da população”, assinalou Costa.

“A Igreja Adventista tem contribuído de forma significativa com o estoque de sangue para o atendimento das urgências e emergências”, reconheceu a coordenadora da Coleta Externa do Hemomar. Convém ressaltar que a campanha do “Vida por Vidas” terá continuidade, também, em São Luís, no mês de novembro, e São José de Ribamar, em dezembro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.