Rconhecimento

HU-UFMA homenageia residente que ganhou ouro no Pan

Campeão na modalidade kite surf nos jogos de Lima, Bruno Lobo faz residência médica em ortopedia no hospital

Daniel Matos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Bruno Lobo foi recebido com festa no Serviço de Ortopedia do hospital
Bruno Lobo foi recebido com festa no Serviço de Ortopedia do hospital (Medalhista PAN)

O retorno ao trabalho nesta sexta-feira, 16, do residente em ortopedia no HU-UFMA, Bruno Lobo, que ganhou o ouro para o Brasil na fórmula kite nos Jogos Pan-americanos de Lima, foi marcado por aplausos, cumprimentos e muitos pedidos para fotos. Todo mundo queria fazer um registro com o colega-atleta e sua medalha de ouro.

Bruno Lobo foi recebido com festa no Serviço de Ortopedia do hospital, que preparou um café especial com direito a decoração verde e amarela para comemorar a brilhante participação do médico na competição. Ele é o primeiro medalhista na fórmula kite, modalidade que iniciou sua participação neste Pan.

Durante a competição, o atleta foi superando seus adversários regata após outra. Depois de cinco dias de provas, garantiu a medalha de ouro para o Brasil. Bruno destacou o esforço e a dedicação nos treinos para alcançar o êxito. “No primeiro dia não comecei tão bem, tive problemas com equipamento e iniciei um pouco atrás, mas recuperei e consegui ganhar com uma diferença bem razoável. O que mostra que o trabalho deu resultado, estou muito feliz”.

Para o campeão, ser maranhense e morar em um lugar bastante propício para a prática desta modalidade é um privilégio. “Aqui em São Luís, onde treino, a gente pega várias condições, ventos fortes e ventos fracos. É um lugar maravilhoso para praticar o esporte e eu estava bem preparado, treinei bastante e sempre nos meus horários livres estava treinando e graças a Deus deu certo e consegui chegar a um nível bom”.

Ao ser questionado sobre conciliar a rotina do esporte com o dia a dia de um médico e futuro cirurgião-ortopedista explica como se divide entre as atividades. “Era um sonho de criança, pois o esporte sempre fez parte da minha vida. Tinha esse sonho de ser atleta. E também o sonho de ser médico. Hoje eu estou realizando os dois. Sempre gostei de cirurgia e sempre gostei de esporte, acho que a ortopedia une as duas coisas. A parte da traumatologia esportiva, do tratamento de lesões e a ortopedia em geral. Então, acho que é a melhor especialidade e a ortopedia me escolheu, não tinha outra opção”.

O chefe do Serviço de Ortopedia, Sebastião Vieira, ressalta o empenho dele como residente. “Eu o conheço desde acadêmico e como residente ele é uma pessoa fantástica, bastante estudioso, bom tecnicamente e acima de tudo muito respeitador, o que facilita trabalhar em equipe. Ele sempre escuta os conselhos e eu sempre digo que vencer no esporte é difícil, mas vencer na vida profissional é ainda mais difícil”.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, também foi recepcioná-lo e ressaltou a importância do prêmio como incentivo para os demais colegas de trabalho para prática esportiva. “Ele é um exemplo para todos, pois a prática de esportes e o cuidado com a saúde é extremamente importante para as nossas vidas. A nossa rotina de trabalho em um hospital é bastante exaustiva e apesar de cuidarmos da saúde do próximo, muitas vezes esquecemos da nossa própria saúde e boa forma. Ele mostra que é possível conciliar uma rotina de exercícios com o trabalho diário”.

Bruno Lobo agradeceu a recepção. “É um sonho realizado trazer essa medalha para o Brasil. Agradeço a todo o serviço do HU-UFMA por me permitir e me ajudar nas dificuldades do dia a dia e espero dar continuidade, realizando as duas coisas da melhor forma possível. E vamos ver quais são os próximos desafios que nos aguardam. Agora é focar na residência, engatar o ritmo aqui e depois pensar nas próximas competições que virão”.

Saiba mais:

Bruno Lobo é Tri-campeão brasileiro, campeão Sul-americano 2018 e campeão Pan-americano 2019.

O Pan-americano é um evento multiesportivo, que neste ano teve mais de 6.000 atletas de 41 países competindo. Lima (Peru) foi eleita a sede dos jogos de 2019 e foi a primeira vez que uma cidade peruana contou com uma edição da competição.

Foram 19 dias de jogos Pan-Americanos. O Brasil confirmou o seu melhor desempenho na competição, conquistando 171 medalhas, 55 de ouro, 45 de prata e 71 de bronze. O que garantiu ao país o 2º lugar do quadro geral de medalhas, atrás apenas dos EUA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.