Tiro

Mais dois agentes policiais sofrem atentado na cidade de Caxias

Últimas vítimas foram o sargento Amorim e o investigador Renato, baleados durante diligência no povoado Lagoa do Mariano; no início da semana, o delegado Valdemar Barros e o investigador Marinho foram baleados na delegacia

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Sargento Amorim que foi baleado na cabeça em diligência
Sargento Amorim que foi baleado na cabeça em diligência (Maconha)

CAXIAS - Agentes policiais mais uma vez são vítimas de atentado em Caxias. Em menos de uma semana, quatro profissionais da área de segurança pública foram baleados por criminosos naquela cidade. Na madrugada desta sexta-feira, 9, o sargento Amorim, da Polícia Militar, e o investigador Renato, da Polícia Civil, foram recebidos a tiros, no povoado Lagoa do Mariano, zona rural do município em uma diligência. O principal acusado é o foragido do Poder Judiciário, Edifranco Sousa Santos.

O delegado Jair Paiva, da regional de Caxias, informou que os policiais tinham ido à localidade com o objetivo de cumprir uma ordem de prisão em desfavor de Edifranco Sousa, que é suspeito de ter assassinado um cobrador de ônibus, em dezembro do ano passado. “Os policiais foram informados de que o criminoso estava nessa região e foram, então, cumprir a ordem judicial”, explicou Jair Paiva.

Segundo o delegado, os militares, ao chegarem no povoado Lagoa do Mariano, foram recebidos a tiros pelo criminoso. Uma das balas atingiu a cabeça e as nádegas do sargento Amorim, enquanto o investigador da Polícia Civil foi atingido no pé. Os feridos foram levados para o Hospital Gentil Filho, na área central de Caxias.

No hospital, Renato foi submetido a tratamento cirúrgico e ainda nesta sexta-feira recebeu alta médica. Já o sargento passou por uma cirurgia e foi transferido para um hospital em Teresina, devido ao seu estado ser considerado grave. Quanto a Edifranco Sousa conseguiu escapar do cerco policial.

“Os policiais foram informados de que o criminoso estava na região e foram, então, cumprir a ordem judicial”Jair Paiva, delegado regional de Caxias

Internado

O delegado Valdemar Barros, titular da cidade de Aldeias Altas, permanece internado no Hospital Geral de Caxias se recuperando de um atentado sofrido na tarde do último domingo, em Caxias. Ele e o investigador Marinho, da Polícia Civil, e uma mulher identificada como Natália, foram baleados dentro da delegacia da cidade pelo ex-presidiário Jardel da Silva Ribeiro, o Burrão, de 22 anos.

Valdemar Barros estava de plantão na delegacia de Caxias durante o último fim de semana ao tomar o depoimento de Jardel Ribeiro, que havia sido preso na cidade. Em um momento de descuido, Jardel da Silva apoderou-se da arma do delegado que estava sobre a mesa e atirou inicialmente em Valdemar Barros e, na fuga, baleou Marinho e Natália. Ele foi preso após invadir o Hospital Infantil de Caxias.

Valdemar Barros e os dois feridos foram socorridos ao hospital da cidade. O delegado foi submetido a tratamento cirúrgico e perdeu um dos rins, o baço e teve ferimentos no diafragma. Enquanto, o investigador Marinho, atingido na perna direita, também passou por processo cirúrgico e já recebeu alta médica. A terceira vítima, que sofreu ferimento no ombro, também já deixou o hospital.

Fique sabendo

Em 2014 ouve um caso de morte na Delegacia Especial da Mulher de Caxias. A escrivã Loane Maranhão Silva The, de 32 anos, foi assassinada a golpes de faca no seu local de serviço, segundo a polícia, por Francisco Alves Costa, de 44 anos. Ela estava no cartório da delegacia ouvindo o criminoso que havia sido denunciado pelas próprias filhas, menores, pelo crime de estupro quando foi atacada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.