Festival de Sabores

Venda informal cresce e setor de alimentos ganha destaque

Evento inédito idealizado pelo Rio Anil Shopping fortalecerá o mercado de food truck em São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Renda familiar garantida no mercado informal com os food trucks
Renda familiar garantida no mercado informal com os food trucks (food truck)

A entrada de trabalhadores no mer­cado informal contribuiu para a redução do desemprego e colocou um número recorde de pessoas no trabalho informal. Segun­do dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da pesquisa Pnad Contínua, a taxa de desemprego no Brasil caiu para 12,4% no primeiro semestre de 2018 e o número de trabalhadores no mercado informal superou os 37,3 milhões de pessoas sem carteira assinada.

Um dos segmentos que mais cresceu com o desemprego foi o da alimentação. De acordo com dados do IBGE, meio de bilhão de brasileiros encontraram no ramo de alimentação a solução para sair do vermelho. Em 2016, os números correspondiam a 253,7 mil. Já em 2018, o número duplicou e alcançou 501,3 mil empreendimen­tos nesse ramo.

Atingidos pela crise econômica e o desemprego, Guilherme Gusmão e a esposa montaram um food truck de hambúrgueres e batatas e, após um ano, já estão colhendo bons resultados. “Hoje conseguimos nos manter e pagar todas as nossas contas através do nosso empreendimento. Na épo­ca, observamos que esse era um ótimo mercado para investir e aqui estamos até hoje, muito felizes”, revelam os proprietários do El Bruto.

Segundo o professor de Economia da faculdade Estácio, Diego Henrique, o caminho percorrido pelo casal é o mesmo de muitos. No entanto, por mais que pareça um segmento fácil de atuar, é preciso ter alguns cuidados. “Isso não significa que todos que investirem nesse segmento vão encontrar sucesso. Apesar da grande quantidade de estabelecimentos dessa natureza, o número de consumidores não é diretamente proporcional. Por isso, é preciso ter cautela e usar de estratégias para se destacar no mercado”, alerta o economista.

Oportunidade
Para fortalecer e proporcionar aos vendedores uma renda a mais, o Rio Anil Shopping realizará de hoje (9) até sábado (11), pela primeira vez em São Luís, o Festival de Sabores, evento inédito que reunirá diversos foodtrucks da capital. Entre eles Smoke SLZ, Casa do Ogro, El Bruto, BU Burguer, Mr Dog e O Crepe da Louca. “Com o espaço, vou ter a oportunidade de mostrar meu produto e garantir uma renda extra”, enfatiza Guilherme Gusmão, proprietário do El Bruto.

“Além de reunir os principais food trucks de São Luís, o festival vai reunir famílias e amigos para celebrar o Dia dos Pais. Além disso, a ideia do evento gastronômico é trazer uma experiência diferente aos nossos clientes e, também, uma alternativa de programa em família nesse dia tão especial”, destaca Natália Zerbini, gerente de Marketing do Rio Anil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.