Antecipar

Perto de garantir a 1ª colocação

Sampaio Corrêa pode garantir a classificação em primeiro lugar no grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro se vencer o Náutico e o Confiança perder, em casa, para o Santa Cruz (PE)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Ferreira diz que o Sampaio, agora, luta para levar vantagem para o mata-mata
Ferreira diz que o Sampaio, agora, luta para levar vantagem para o mata-mata (Ferreira)

São Luís - Praticamente classificado para o mata-mata do aces­so à Série B do Cam­peonato Brasileiro, o Sampaio Corrêa ainda tem três jo­gos a cumprir na fase de classificação. O objetivo agora é permanecer entre os dois primeiros e ter a vantagem de fazer a partida de volta das quartas de final em casa. A Bolívia Querida pode garantir o objetivo com duas rodadas de antecedência.

O primeiro e o segundo colocados de cada chave garantem essa vantagem, e para o Sampaio Corrêa ficar em uma dessas duas posições basta vencer o Náutico, nesta segunda-feira (12), às 20h, no Estádio dos Aflitos (PE). A Bolívia Querida está a seis pontos do Timbu, que é o vice-líder da chave A, e um triunfo sobre os pernambucanos abriria uma diferença de nove pontos, que não poderia ser tirada em apenas mais dois jogos (quando serão disputados seis pontos).

Além da garantia da vantagem, o Sampaio Corrêa também pode antecipar a classificação em primeiro lugar da chave A. Para isso, o Tubarão teria que, além de vencer o Náutico, contar com um tropeço do Confiança, que não poderia vencer o Santa Cruz, jogando em Aracaju (SE).

Porém, apesar de o Confiança vencer o Santa Cruz, a primeira colocação do Sampaio Corrêa estaria muito próxima, caso derrote o Náutico, porque o time sergipano só chegaria aos mesmos 33 pontos e a disputa iria para o saldo de gols, que atualmente está em 5 x 1.

Faltam três jogos para o Tricolor. Dois serão fora e um em casa. Dos 9 pontos que disputará, a Bolívia Querida precisa de um para se garantir na primeira colocação do grupo sem precisar de combinação de resultados. O Sampaio Corrêa vai jogar com Náutico (fora), ABC (fora) e Imperatriz (casa).

De acordo com o site Chance de Gol o Sampaio Corrêa tem 99,9% de chances de classificação para as quartas de final e zero de rebaixamento.

Na Série C de 2018, o time que se classificou para as quartas de final com menos pontos foi o Botafogo (PB) com 26. Na edição de 2017, foi o Confiança, com 25, e em 2016 o ASA, também com 25.

Se a primeira fase da Série C terminasse hoje, o Sampaio Corrêa enfrentaria o Ypiranga (RS), quarto colocado do grupo B com 22 pontos e ainda teria a vantagem de jogar a segunda partida do mata-mata das quartas de final no Castelão.

O volante Ferreira mantém o mesmo pensamento e quer a primeira colocação para decidir o acesso à Série B em casa. “Eu creio que vale sim se classificar em primeiro. Definir nossa situação dentro casa, junto de nossa torcida, diante de nossa cidade... Esperamos conseguir esse nosso objetivo”, disse.

Ferreira disse também que agora é a hora da concentração total. Para ele, nessa reta final, manter o foco é essencial para a conquista do acesso. “Ainda não conseguimos tudo o que queremos. Sabemos que agora vem o momento mais difícil. A melhor parte. Temos que manter o foco, em busca desse acesso, tão sonhado por nós. Temos que estar ligados. Não podemos vacilar e nem deixar cair o nível. Temos três jogos importantes antes do mata-mata”, lembrou.

O jogador prega respeito ao Timbu e acredita em um duelo "muito difícil" contra os pernambucanos. “Vai ser um jogo importante e muito difícil. Sabemos a dificuldade que vamos encontrar lá, mas a gente vai bem trabalhado e treinado para fazer uma boa partida”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.