Resolução

Simples Nacional inclui motorista de aplicativo entre profissões do MEI

A resolução foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta (8)

Estadão Conteúdo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Motoristas de Aplicativo Independente poderão se inscrever no Microempreendedor individual.
Motoristas de Aplicativo Independente poderão se inscrever no Microempreendedor individual. (Lei regulamenta quem pode ser motorista dos aplicativos e quais seguros devem ser contratados)

BRASIL - O Comitê Gestor do Simples Nacional publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira a Resolução 148 que inclui a profissão de Motorista de Aplicativo Independente entre as ocupações que podem se inscrever no Microempreendedor Individual (MEI).

Ao optar pelo MEI, o profissional passa a contribuir para o INSS, com alíquota de 5% sobre o valor do salário mínimo. Além disso, deve pagar o ISS para o município, no caso de atividades de prestação de serviços e transportes municipal.

No caso dos motoristas de aplicativo, não haverá cobrança do ICMS, que no caso do MEI é devido apenas para atividades de indústria, comércio e transportes de cargas interestadual.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.