Agronegócio

Matopiba deverá produzir 28,9 mi/t de grãos em 10 anos

Segundo o estudo Projeções do Agronegócio, Brasil 2018/19 a 2028/29, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, que formam essa região, se caracterizam por áreas planas e extensas, solos produtivos e disponibilidade de água

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
(matopiba)

A região formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, conhecida como Matopiba, tem uma dinâmica diferenciada de crescimen­to. Os quatro estados devem atingir uma produção de grãos de 28,9 milhões de toneladas nos próximos 10 anos numa área plantada de 8,7 milhões de hectares. Os números são do estudo Projeções do Agronegócio, Brasil 2018/19 a 2028/29, da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), atualizados em julho deste ano.
Segundo essas projeções, a produção de grãos na próxima década, na região do Matopiba, dará um salto de 28,6%, enquanto a área plantada crescerá 14,9%. Na atual safra, os quatro estados, juntos, de­vem colher 22,5 milhões de toneladas de grãos, para uma área plantada de 7,6 milhões de hectares.
As áreas que vem sendo ocupadas nesses estados têm algumas características essenciais para a agricultura moderna. São planas e extensas, solos potencialmente produtivos, disponibilidade de água, e clima propício com dias longos e com elevada intensidade de sol. A limitação maior, no entanto são as precárias condições de logística, especialmente transporte terrestre, portuário, comunicação e, em algumas áreas ausência de serviços financeiros.
O estudo conjunto do Mapa e Embrapa destaca os municípios maranhenses de Balsas e Tasso Fragoso, entre 10 cidades de estados do Matopiba, como grandes produtores de soja, e as projeções de produção e área plantada para os próximos 10 anos.
No caso de Balsas, a área plantada de soja saltará de 202 mil hectares para 277 hectares, incremento de 37%. Já a produção sairá de 506 mil toneladas (safra 2018/19) para 593 mil toneladas (safra 2028/29), volume que corresponde a um aumento de 17,3%.
As perspectivas para o agronegócio em Tasso Fragoso são ainda melhores em termos de crescimento. A área plantada deve aumentar 39,1% em 10 anos, saltando de 174 mil hectares para 243 mil hectares. Em relação à produção, o avanço é ainda maior, com variação esperada de 53,9%. Em números absolutos, significa que a região sairá de uma produção atual de 392 mil toneladas de soja para 603 mil toneladas - superando Balsas.

Migração
O estudo mostra ainda que a produção de soja está migrando também para novas áreas no Maranhão, Tocantins, Pará, Rondônia, Piauí e Bahia, que em 2018/19 respondem por 14,0% da produção brasileira, o equivalente a 16 milhões de toneladas.
Vários indicadores analisados durante a preparação do estudo como expansão de produção, rebanho bovino, abates de animais, preços de terras, mostram nítida tendência do crescimento da agricultura para o Norte, principalmente em direção a estados de Rondônia, Pará e Tocantins. Essa expansão não é recente. Entretanto, projeções direcionadas a estas áreas mostram claramente o desenvolvimento em direção a essa região.

Mais

Matopiba

O Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia fazem parte de uma região localizada no Centro-Nordeste e que vem apresentando acentuado potencial de produção de grãos, denominada Matopiba, por estar situada nos quatro estados mencionados. Apesar de suas deficiências de infraestrutura, os preços de terras são atrativos, o clima corresponde ao do cerrado e o relevo é favorável.

Projeção para o país é produzir 300 milhões de toneladas

Na próxima década, o Brasil vai produzir 300 milhões de toneladas de grãos, ou seja, mais 62,8 milhões de toneladas (27%). O crescimento anual deverá ser de 2,4%, segundo o estudo Projeções do Agronegócio, Brasil 2018/19 a 2028/29. De acordo com José Garcia Gasques, coordenador-geral de Avaliação de Políticas e Informação do Ministério Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o aumento virá, principalmente, do cultivo de soja e de milho nos estados do Mato Grosso (+129,5 mil toneladas) e do Paraná (+ 64 mil toneladas).
A produtividade da agricultura (Produtividade Total dos Fatores – PTF) deve crescer no próximo decênio a uma taxa anual de 2,98%, pouco abaixo da calculada para anos anteriores. “Além disso, testes realizados sobre os impactos de políticas mostram que entre outras medidas, os investimentos em pesquisa e as exportações do agronegócio são as principais variáveis impactando positivamente na produtividade”, destaca Gasques. O coordenador também cita o crédito rural e os preços agrícolas como fatores significativos para o aumento da produtividade.
O crescimento da produção agrícola no Brasil deverá continuar ocorrendo com base na produtividade. “Em grãos, esse fato é verificado ao observar que para os próximos dez anos, a produção está prevista crescer 27% e a área plantada, 15,3%”.
Com base na produtividade, a maior alta deverá ocorrer no norte e no centro nordeste do país. O mercado interno, juntamente, com as exportações e os ganhos de produtividade, também irão alavancar o crescimento nos próximos 10 anos.

Dinâmicos
Os produtos mais dinâmicos do agronegócio brasileiro (com maior crescimento) deverão ser carne suína, soja em grão, algodão em pluma, celulose, milho, carne de frango, leite e açúcar. Entre as frutas, os destaques são para a manga, uva e maçã.
As carnes (bovina, suína e de frango) devem passar do volume atual de 26 milhões de toneladas para 33 milhões de toneladas, alta de 27%. As carnes suínas e de frango são as que apresentam maior destaque nos próximos anos, com incremento de aproximadamente 28% cada uma.

Mais

Dados da pesquisa

A pesquisa usou dados da Conab, Embrapa, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (United States Department of Agriculture/USDA, sigla em inglês), Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.