Finanças

Número de consumidores endividados em São Luís recua 0,5% entre junho e julho

Taxa de inadimplência caiu -6,5% na comparação mensal e -8,1% em relação a julho de 2018

Daniel Matos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Inadimplência caiu tanto na comparação mensal, quanto em relação ao mesmo mês do ano anterior
Inadimplência caiu tanto na comparação mensal, quanto em relação ao mesmo mês do ano anterior (Dívidas)

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), o número de consumidores ludovicenses que possuem algum tipo de dívida recuou -0,5% na passagem do mês de junho para julho.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o endividamento também apresenta um arrefecimento de -0,5% em São Luís. Com isso, o percentual de 57,1% de consumidores endividados na capital maranhense no mês de julho de 2019 é o menor resultado desde junho de 2018.

Na mesma direção, o índice de inadimplência, ou seja, aqueles consumidores endividados que apresentam contas em atraso, também obteve uma desaceleração no mês de julho em São Luís. Segundo a Fecomércio-MA, o nível de inadimplência caiu -6,5% na comparação mensal e -8,1% em relação a julho de 2018.

Para a Federação do Comércio, a queda do endividamento é um reflexo do enfraquecimento do nível de consumo no último mês, uma vez que o índice de intenção de consumo em São Luís apresentou uma retração de -1,7% na comparação do mês de julho com o mês imediatamente anterior.

Consequentemente, a queda da inadimplência observada está diretamente ligada a retração momentânea da obtenção de crédito para o consumo, além de uma melhora registrada no mercado de trabalho local durante o primeiro semestre do ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.