Índice

Pesquisa de satisfação da Aneel alcançará 450 consumidores no Maranhão

Entrevistas serão realizadas com consumidores da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) em 12 municípios, entre os quais São Luís, no período de 31 de julho a 29 de outubro deste ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão que conduzirá a pesquisa de satisfação no estado
Sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão que conduzirá a pesquisa de satisfação no estado

A 20ª edição da pesquisa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que gera o Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (Iasc) alcançará 450 consumidores (amostragem) de energia elétrica em 12 municípios maranhenses, incluindo São Luís. A aplicação dos questionários está prevista para o período de 31 de julho a 29 de outubro de 2019 pela empresa Qualitest - Inteligência em Pesquisa.

Os municípios sorteados no Maranhão pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para participação na pesquisa são Vitorino Freire, Pedreiras, Poção de Pedras, Coelho Neto, Buriti Bravo, Benedito Leite, Pinheiro, São José de Ribamar, São Luís, Carutapera, Buriticupu e Formosa da Serra Negra, que juntos reúnem mais de 520 mil unidades consumidoras.

Em todo o país, a Aneel entrevistará 27.165 consumidores em 626 municípios, cuja escolha ocorreu por meio de sorteio realizado em 6 de junho deste ano. As entrevistas serão realizadas com consumidores de 91 distribuidoras concessionárias e permissionárias de energia elétrica.

Realizado anualmente pela Aneel desde 2000, o Iasc reflete a opinião dos consumidores sobre as distribuidoras e tem como objetivo estimular a melhoria contínua dos serviços. As informações obtidas também auxiliam a Agência na identificação das distribuidoras que devem participar do Plano de Resultados e compõe o mecanismo de incentivo na política tarifária definida pelo órgão.

Em 2002, a Agência instituiu o Prêmio Iasc para destacar as distribuidoras mais eficientes na percepção do consumidor. As empresas mais bem avaliadas em cada ano recebem da Aneel um troféu, um certificado e um selo de qualidade, o qual pode ser usado no material de divulgação de cada empresa.

Mais

O que é o Índice Aneel de Satisfação do Consumidor?

O Iasc é um indicador que permite avaliar a satisfação do consumidor residencial com os serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica.

Como é obtido o Iasc?

O Iasc é obtido anualmente a partir de pesquisa amostral realizada com consumidores de todas as distribuidoras, concessionárias e permissionárias, que atuam no território nacional. São realizadas cerca de 25.000 entrevistas.

Quais as variáveis avaliadas na pesquisa do Iasc?

Qualidade percebida; valor percebido (relação custo-benefício); satisfação global; confiança no fornecedor; e fidelidade.

Qual a premiação das empresas vencedoras do Prêmio Iasc?

As empresas mais bem avaliadas pelos consumidores recebem troféu, certificado e o selo Iasc. O selo pode ser aplicado nas faturas de energia elétrica e no material de comunicação institucional.

De que forma a Aneel utiliza as informações obtidas na pesquisa do Iasc?

Os resultados do Iasc são utilizados para subsidiar o aprimoramento dos instrumentos regulatórios e a priorização das ações de fiscalização.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.