Adesão

Prefeituras definem adesão ao Cidade Empreendedora

Assinatura de contratos marcada pela reabertura da Sala do Empreendedor de Bacabeira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

Localizados na área de influência da BR-135, na porção oeste do estado do Maranhão, os municípios de Santa Rita e Bacabeira passaram a contar, a partir deste mês de julho, com significativo suporte para fortalecimento de suas economias e dos pequenos negócios.

É que foram formalizados, em evento realizado no Centro de Convenções de Bacabeira, os contratos de adesão dos dois municípios ao programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae que tem entre seus objetivos o desafio de melhorar o ambiente de negócios e a promoção do desenvolvimento local, apostando no potencial dos pequenos negócios e nas vocações econômicas das duas localidades, por meio de um conjunto de políticas públicas e de ações focadas no empreendedorismo e no desenvolvimento sustentável.

Participaram da solenidade de assinatura os prefeitos Fernanda Gonçalo (Bacabeira) e Hilton Gonçalo (Santa Rita).

Para a prefeita Fernanda Gonçalo, a expectativa é que o Cidade Empreendedora aponte caminhos para o crescimento da economia local, ajudando na geração de emprego e circulação da renda, grandes desafios de Bacabeira. “Precisamos fortalecer o empreendedorismo em nosso município até para que possamos responder aos anseios de muitos jovens e pessoas que precisam de trabalho e de oportunidades que o poder público não tem como para gerar sozinho. Nossa expectativa é muito positiva. Desejamos que o Sebrae nos ajude a fazer aqui uma revolução empreendedora e como gestores públicos, estamos prontos para estimular esse movimento”, afirmou ela.

Já o prefeito Hilton Gonçalo, ressaltou que se trata de um passo importante para fazer do empreendedorismo um caminho de inclusão e promoção do desenvolvimento. “Temos nesta região um conjunto de parceiros, como o Sebrae, que somam conosco, que trabalham e nos ajudam a enxergar saídas para desenvolver nosso potencial. Com esse trabalho, poderemos, por exemplo, trabalhar formas de otimizar a capacidade de compras dos municípios, podemos preparar o comércio para vender mais e ter mais lucro, podemos fortalecer a agricultura e o cultivo da mandioca, o mel, o artesanato, aproveitar melhor as frutas e a farinha, que é tradição no município”, disse ele aludindo ao fato de que Santa Rita é conhecida como a terra da “farinha de mandioca”.


TRANSFORMAR REALIDADES

A melhoraria do ambiente de negócio, a implantação da lei geral municipal, a capacitação dos pequenos negócios para crescer com segurança e a criação de mecanismos para uso das compras governamentais como catalisador de desenvolvimento local, como a preparação das equipes de licitação do poder público e dos empreendedores para participação nos processos licitatórios, foram citados, de forma unânime, como resultados esperados com a implantação do Cidades Empreendedoras nos dois municípios.

Mas, o programa abre caminho para fazer chegar à região um conjunto amplo de soluções do Sebrae, capaz de modificar a estrutura econômica dessas localidades de forma duradoura, conforme frisaram os dirigentes do Sebrae presentes ao evento.

“Estamos trazendo para os dois municípios aquilo que o Sebrae já faz - e faz bem no dia a dia: toda sua expertise, técnicos referenciados, soluções já aprovadas por empreendedores de todo o Brasil e políticas que juntas podem alavancar o crescimento dos dois municípios; enfim, estamos mobilizando toda nossa força de trabalho e de atuação em favor desses municípios, para os quais o empreendedorismo é um caminho seguro”, enfatizou o superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal Filho.


VISÃO EMPREENDEDORA

Já o presidente do Conselho Deliberativo, Raimundo Coelho, destacou a visão de futuro dos dois gestores. Para ele, o primeiro passo para fortalecer Bacabeira e Santa Rita e fazer suas economias mais prósperas, foi dado. “Estamos muito satisfeitos de conduzir no Sebrae neste momento em que nos juntamos aos gestores públicos com soluções efetivas que podem colaborar muito com seus municípios. Isso é sinal de compromisso com o futuro e de uma visão bem ampla de toda a equipe em favor dos resultados que, sem dúvida, serão notados por outros municípios”, frisou Coelho.

O diretor técnico Mauro Borralho, enfatizou a visão empreendedora dos prefeitos e a importância da iniciativa, cujos resultados terão impactos duradouros. “Ao tomar essa decisão, os dois gestores deram um sinal claro de que desejam contar com o Sebrae e com todos os parceiros que possam contribuir no desafio de transformar vidas e a realidade de seus municípios através do empreendedorismo. Estamos preparados, com toda a nossa equipe e, como instituição queremos fazer parte desta transformação, por acreditar que o empreendedorismo pode sim fazer a diferença na vida das pessoas, na realidade dos pequenos negócios”, argumentou o diretor.

Estiveram presentes no evento, o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Celso Gonçalo de Sousa; Elias Teixeira, presidente da Câmara de Vereadores de Bacabeira e Júnior Enfermeiro, representando a Câmara de Vereadores de Santa Rita, dentre outros convidados e representantes de parceiros que atuam na região.


PRÓXIMOS PASSOS

Durante a assinatura dos contratos de adesão, foram empossados os três agentes de desenvolvimento local que vão atuar na Sala do Empreendedor de Bacabeira - Vanderlan Villaça, Adriana Morais e Marcos Vinicios Rego.

Eles farão parte, junto com a equipe técnica do Sebrae na Regional Lençóis- Munim, do grupo responsável por fazer acontecer a implantação das soluções, nos próximos 18 meses. O grupo inclui ainda consultores credenciados.

Dentre as ações iniciais, segundo o gerente da Unidade Lençóis-Munim, David Amorim, estão o planejamento estratégico para desenvolvimento do empreendedorismo local e um diagnóstico de potencialidades da região.

O Cidade Empreendedora deve atuar também com ações e soluções voltadas à desburocratização, compras governamentais e educação empreendedora, além da identificação e formação de atores do desenvolvimento, fortalecimento da atuação da Sala do Empreendedor, levantamento de oportunidades e entregas estratégicas para os municípios como o Plano de Desenvolvimento Local e o Planejamento Estratégico para a Gestão Municipal.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.