Arquétipos

Religiosidade afro em espetáculo teatral

"Afroterra", encenado por alunos do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão, será apresentado hoje, às 20h, na Casa do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
"Afroterra" será apresentado na Casa do Maranhão
"Afroterra" será apresentado na Casa do Maranhão (afro)

SÃO LUÍS- Espetáculo de teatro resultante de pesquisa de conclusão do Curso de Teatro da Universidade Federal do Maranhão, “Afroterra” será apresentado hoje, às 20h, na Casa do Maranhão (Praia Grande). No elenco, estão Andressa Cabral, Marcelo Morais, Cristian Ericewira, Renato Guterres, Fran Collins e Wal Martins.

As participações especiais serão Luciano Ferrgar e Andrey Lima. O espetáculo nasceu da pesquisa do graduando Marcelo Morais, que resolveu investigar os ritos de matriz africana na Casa de Umbanda São Jorge Tumajamacê, localizada no Maracanã. O trabalho é orientado pela professora Flávia Andresa Menezes, Mestra em Cultura e Sociedade. “O espetáculo segue uma linha ritualística onde as memórias e a sensibilidade dos atores se misturam nas cenas, por meio dos arquétipos e mitologias dos caboclos e Orixás”, explica Marcelo Morais.

A pesquisa consiste em trabalhar os arquétipos (traços, características) dos orixás e caboclos da Umbanda no processo de criação cênica. As representações são trabalhadas com os orixás Iansa, Exu, Nanã, Oxalá, Oxum. Como esses arquétipos podem contribuir no processo criativo de um espetáculo

Memórias

Como a metodologia do curso de teatro da UFMA proporciona aos alunos a criação de um espetáculo, o memorial resultou no Afroterra. O processo criativo do espetáculo foi desenvolvido por meio de oficinas, estas onde foram trabalhados os arquétipos dos orixás e caboclos. Os atores utilizavam da mitologia, das pesquisas realizadas no terreiro Casa São Jorge de Tumajamacê para identificar esses arquétipos e levar para as salas de ensaio. Nas oficinas os atores realizam exercícios onde são resgatadas as memórias e as representações dos orixás e caboclos.

Serviço

O quê

Espetáculo “Afroterra”

Quando

Hoje, às 20h

Onde

Casa do Maranhão (Praia Grande)

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.