Festa para todos

Arraial conta com ambiente inclusivo

Pessoas ligadas ao Centro Desportivo Maranhense de Cegos aproveitaram a festança do Arraial Energia do São João, no Ceprama

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Projeto traz espaço para sentir a vibração do São João
Projeto traz espaço para sentir a vibração do São João (Inclusão arraial)

São Luís - Um grupo de deficientes visuais ligados ao Centro Desportivo Maranhense de Cegos (Cedemac) visitou, no fim de semana, o Arraial Energia do São João, no Ceprama, no bairro Madre Deus. Eles conheceram de perto e experimentaram os equipamentos sensoriais que estão à disposição do público PCDs (pessoas com deficiências) no espaço “Energia para Todos”.

Segundo o produtor Henrique Almeida, “esse espaço é um diferencial que foi pensado para oferecer mais inclusão e democratizar a cultura popular maranhense a esse público que, muitas vezes, fica privado de vivenciar as apresentações juninas. Aqui, eles podem sentir toda a beleza da nossa rica cultura”.

Além dos equipamentos sensoriais para PCDs, com textos em braille e áudios narrativos, o evento dá uma atenção mais que especial ao público idoso que, assim como os deficientes, também conta com um espaço privilegiado, de frente para o palco, além de acesso facilitado com corredor desde a entrada.

Apresentações
No espaço sensorial, os deficientes visuais que são atletas do Centro Desportivo Maranhense de Cegos, acompanharam apresentações folclóricas como a Dança do Côco Pirinã, Boi Encantado do São Cristóvão, Show Tenores da Ilha; entre outras.. Todas as apresentações podem ser entendidas melhor nesse espaço sensorial, que foi testado e aprovado pelo grupo.

A presidente do Centro, Elcilene Frazão, elogiou a iniciativa. “O espaço é acessível desde a entrada, que conta com piso tátil, e se um cego for sozinho, por exemplo, consegue facilmente se locomover com esse piso. Isso representa lazer com autonomia e inclusão para a pessoa com deficiência”, disse.

Ela disse ainda que somente com espaços como esse, o deficiente consegue ser um sujeito ativo de fato. “Por isso, o Arraial está de parabéns, pois nos proporcionou um lazer inclusivo e rico em experiências sensoriais que nos permitiram curtir com autonomia a cultura maranhense. Mais empresas e o governo devem seguir esse exemplo e ampliar espaços como esse em São Luís”, completou a professora e revisora de braille.

O Arraial Energia do São João conta com o Patrocínio do Grupo Equatorial Energia Cemar, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo do Maranhão, e tem produção geral assinada pela empresa Octop Entretenimento, de Henrique Almeida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.