Fora de época

Arraial Energia do São João supera expectativas de público

Para garantir o sucesso da terceira edição da festa, que acontece aos fins de semana deste mês, no espaço do Ceprama, os organizadores Grupo Equatorial Energia Cemar e a OCtop Entretenimento implantaram inovações

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Apresentação de grupos de buma-meu boi são algumas das atrações do Arraial Energia do São João, que acontecerá até o dia 21 deste mês
Apresentação de grupos de buma-meu boi são algumas das atrações do Arraial Energia do São João, que acontecerá até o dia 21 deste mês (energia são joão)

Já nos primeiros dias de arraial fora de época em São Luís, o sucesso da festança Energia do São João - promovido pelo grupo Equatorial Energia Cemar, em parceria com a Octop Entretenimento - se consagra em mais uma edição do evento. Reconhecido por estender as festividades juninas ao mês de férias, o arraial recebeu neste fim de semana (5, 6 e 7) milhares de expectadores ávidos pelas tradicionais apresentações de grupos de bumba meu boi, tambor de crioula, cacuriá, entre outras atrações culturais. O arraial acontece durante os finais de semana até 21 de julho, no Ceprama, na Madre Deus.
A expectativa da organização é que mais de 60.000 pessoas passem pelo Ceprama durante os nove dias do arraial e, para atender a todos com conforto e segurança, o evento conta com plantão de ambulância, brigada de incêndio e equipe de segurança privada reforçada, dentro e fora do espaço. Mas, para a surpresa da produção, o público superou o esperado já nos primeiros dias de evento. “O primeiro fim de semana superou as expectativas da organização. O público presente foi acima do esperado e todas as operações do evento funcionaram em sincronia”, ressaltou Henrique Almeida, organizador do arraial Energia do São João.
Para garantir o sucesso da festa, algumas inovações foram implantadas para esta edição, como o “Atendimento Numerado”, que identifica todos os colaboradores pelo número na camisa, “É preciso conhecer, para valorizar”, demonstrado ao público pela apresentadora, que conta a história e curiosidades das atrações pouco antes das mesmas subirem ao palco e o Espaço Sensorial da Equatorial Cemar, voltado a deficientes visuais e auditivos.
Além das novidades, a tradição do período junino, a cargo das apresentações de 20 grupos culturais, reforçaram o apreço do público pela festa nesta primeira semana de arraial fora de época. Na sexta-feira (5), a abertura oficial da programação ficou por conta da brincadeira Pela Porco de Riacho Seco, do município de Rosário, seguida pelo Boi da Lua, Cacuriá da Dona Teté, Boi da Floresta do Mestre Apolônio, Boi Brilho da Ilha e, no início da madrugada, Boi de Maracanã, encerrando a programação da primeira noite de festa
No sábado (6) passaram pelo palco o Tambor de Crioula União da Baixada, Boi de Presidente Juscelino, Boi da Fé em Deus. Depois, Boi Pirilampo, Boi de Leonardo e Boi de Axixá, que neste ano completou 60 anos de atividade. Fechando a noite, subiu ao palco o batalhão pesado do Boi da Maioba. A programação continuou no domingo (7), com a Dança Portuguesa Esplendor de Miranda, Baile de Caixas, Boi do Oriente, Boi Meu Tamarineiro, Boi de Morros e Boi de Nina Rodrigues.
O sucesso da festa deverá se prolongar durante os próximos dias do arraial Energia do São João e, de acordo com a organização do evento, mais novidades estão por vir. “Para o próximo fim de semana o público pode se preparar para mais surpresas, tanto em ações quanto em infraestrutura”, destacou Almeida.

Expresso energia do são joão

Para fomentar o turismo, uma van com capacidade para até 17 pessoas fará transfers de ida e volta gratuitos de turistas em horários específicos, nos hotéis cadastrados. Para mais informações, o turista deve procurar a recepção do hotel, e efetuar a reserva gratuita do seu transfer. Durante o trajeto, serão apresentados vídeos sobre a história e a cultura maranhenses.

Praça de comidas típicas e arena food truck
Foram instaladas 20 Operações de Alimentação, Bebidas, Bombons, Canecas, Balões e Produtos Infantis. A infra-estrutura oferece bares espalhados por toda a área, além da Praça de Alimentação com seis Barracas de comidas típicas, churrasco e doces caseiros. Já a Arena Food Truck conta com operações de hamburger artesanal, tapioca, pizzas,
sorvetes e outros tipos de lanches.

Corredor do artesanato
Serão oito operações com um mix de produtos diversificados; gerando renda para a comunidade de artesãos. Neste ano o espaço teve sua infraestrutura aumentada, e contará com uma tenda de 5 x 10 metros e piso easy floor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.