Turismo em alta

Cerca de 150 mil turistas curtiram as festas juninas em São Luís

O balanço do período junino, liberado pelo Observatório de Turismo da UFMA e pela Infraero, mostra saldo positivo na ocupação hoteleira e no número de desembarques na capital

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Grupo de policiais na Praia Grande, um dos espaços onde funcionou arraial em SL
Grupo de policiais na Praia Grande, um dos espaços onde funcionou arraial em SL (são joão policia)

SÃO LUÍS - O período junino mexeu com todos em São Luís, marcando moradores e turistas que visitaram as dezenas de arraiais em busca da riqueza de cores e saberes de uma das maiores festividades populares maranhenses. O balanço da temporada foi positivo, com aumento das taxas de ocupação hoteleira e, também, de fluxo de passageiros desembarcando no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, principalmente durante os 12 dias de programação oficial. No total, os arraiais oficiais receberam os mais de 400 artistas e cerca de 1.300 apresentações. Os dados foram liberados pelo Observatório de Turismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Houve um registro de 60% na ocupação hoteleira nos festejos juninos deste ano, quase o dobro da taxa do ano passado, que foi de 33% para o mesmo período. “Os bons indicadores da taxa de ocupação hoteleira em São Luís refletem também na economia local, gerando mais empregos e renda para a comunidade”, afirma o professor Saulo Ribeiro dos Santos, coordenador do Observatório do Turismo do Maranhão.

A programação foi um dos principais fatores para a grande procura pela cidade. A abertura da programação do Arraial da Maria Aragão, com show do cantor Alceu Valença, registrou a presença mais de 50 mil pessoas. Nos 12 dias de programação foram cerca de 250 mil pessoas que participaram dos festejos encerrado no domingo (30), com o show da cantora nordestina Elba Ramalho.

“Nós estipulamos que cerca de 70% dos visitantes procuram meios alternativos de hospedagem, o que torna o resultado da pesquisa ainda mais positivo. A cidade está lotada de turistas, resultando no aquecimento da economia e geração de emprego e renda”, explica a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.

Vale destacar que os números são muito positivos para o setor, mas a pesquisa revela apenas os dados dos meios oficiais, sem levar em consideração o público que chega na cidade e opta por outros meios de hospedagem, como casas de amigos e parentes, ou alugadas, e apartamentos para temporada.

Aumento no desembarque
De acordo com dados parciais da Infraero, o turismo no Maranhão cresceu 15% neste período junino em relação a 2018. Mais de 150 mil turistas desembarcaram em São Luís por meio do Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado.

O número de turistas que aproveitaram o mês de junho na capital deve ser maior que isto, pois não consta neste levantamento o fluxo de pessoas que chegaram ao estado, principalmente São Luís, por via rodoviária.

Segundo a Infraero, o turismo avançou em São Luís por ter tido um aumento de 106% na procura por passagens de várias regiões do país. As principais origens foram Rio de Janeiro, com crescimento de 231%, e São Paulo, com 268%.

Mais segurança
Outro destaque do período festivo em São Luís foi o aumento do efetivo policial nos principais arraiais. Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e também do Centro Tático Aéreo (CTA) trabalharam em conjunto nas ações de segurança para cobertura dos eventos e foram coordenadas pelas equipes dos Comandos de Policiamento Metropolitano de Área (CPAMs) I, II e III. Os policiais militares realizaram rondas a pé, em viaturas, motocicletas e também bicicletas, garantindo a segurança preventiva e orientando o público.

Com o planejamento e articulação das ações de segurança, a tranquilidade foi garantida para milhares de pessoas que prestigiaram a programação nos arraiais do Ipem, Praça Nauro Machado e Praça Maria Aragão, principais da cidade. O planejamento se repetiu nos arraiais dos bairros, apoiado pelo grupamento do CPAM de cada área. Além de eventos particulares, montados pela própria comunidade, que obtiveram autorização para funcionar e também contaram com o reforço do policiamento.

A distribuição considerou as áreas mais estratégicas de cada espaço, com equipes fazendo guarda nas entradas e saídas dos espaços, além do policiamento nas proximidades dos palcos e áreas de estacionamento de veículos. O efetivo empregado na festa também garantiu a segurança no festejo de São Pedro, no último dia 20, na Capela de São Pedro, no bairro Madre Deus; e no São Marçal, no último dia 30, no João Paulo.

A Companhia de Polícia Militar Rodoviária Independente (CPRv Ind) atuou no cumprimento da Lei Seca com abordagem a pessoas, fiscalização de veículos e barreiras. O Corpo de Bombeiros somou ao efetivo com aparato de viaturas para combate a incêndios, busca e salvamento, além de atendimento pré hospitalar. A segurança turística ficou por conta do Batalhão de Polícia Militar Turismo (BPTur), que coordenou o policiamento no arraial da Praça Nauro Machado.

SAIBA MAIS
A taxa de ocupação hoteleira também foi positiva durante o feriado de Corpus Christi de 2019 quando a cidade obteve alta de 20,7% em relação ao mesmo período de 2018. Os dados são do Observatório do Turismo do Maranhão e soma-se aos resultados positivos em relação ao turismo de São Luís, que já foi apontada, neste ano, como um dos melhores destinos para viajar por sites especializados de turismo do Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.