Problema

Comunidades da Grande São Luís ficaram quatro dias sem água

Com o rompimento de parte da adutora Italuís, registrada na última sexta-feira (14), mais de 80 bairros da capital maranhense ficaram sem abastecimento regular até ontem (17)

Emmanuel

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Moradores recorreram a poços em busca de água para abastecerem suas casas
Moradores recorreram a poços em busca de água para abastecerem suas casas (Falta dágua)

SÃO LUÍS - Vários bairros da região metropolitana de São Luís permaneceram sem água durante ontem (17). O rompimento de parte da adutora Italuís, no km 56 da BR-135, registrado na manhã da última sexta-feira (14), deixou mais de 600 mil pessoas sem receber água em suas residências.

No bairro Vicente Fialho, moradores estavam carregando baldes de água após o dono de uma casa da região com poço liberar a distribuição. “Durante o domingo e a segunda tivemos água em casa de maneira racionada, tudo graças ao nosso vizinho que tem poço em sua residência”, contou Magna Regina, moradora do bairro.

O Estado mostrou em reportagem que moradores do Anjo da Guarda passaram o final de semana inteiro sem receber água, sendo esse um dos bairros afetados. Uma fila foi formada diante um chafariz na Rua da China.

Não é a primeira vez que a população sofre com a falta de abastecimento por dias. Em 2018, o Sistema Italuís entrou em colapso por diversas vezes até que a nova adutora fosse ativada. Apesar da entrega dos 20 novos quilômetros de adutora, a falta d’água segue sendo uma realidade na vida do maranhense.

Resolução não vista
Em nota emitida no dia 14, a Caema informou que 80 bairros ficaram sem acesso à água, e que o reabastecimento seria feito de maneira gradativa durante o dia. Posteriormente, moradores de outros bairros não contemplados na nota, incluindo a Vicente Fialho, começaram a sofrer com a falta d’água.

Um nota emitida pela companhia no dia 15, segundo dia de desabastecimento, dizia que as fortes chuvas na noite de sexta-feira e madrugada de sábado atrapalharam os serviços de reparo na tubulação, mas que a conclusão, ainda assim, se daria, gradativamente, a partir de 14h do mesmo dia, o que não aconteceu.

Em nova nota liberada no domingo (16), terceiro dia sem água na capital, a Caema informou que os serviços de reparo no antigo trecho, de ferro fundido, da adutora Italuís, no km 56 da BR-135, haviam sido efetivados e que o sistema voltou a operar às 9h30. Novamente, informou que a partir do início do bombeamento na manhã de ontem, ficaria garantido o retorno do abastecimento, mas moradores de diversos bairros ainda reclamavam a falta de água em suas residências.

Em nota encaminhada para O Estado ontem, quarto dia sem água em diversos bairros, a Caema informou que o Sistema Italuís está funcionando em sua totalidade, com a entrada da terceira bomba em atividade, enviando 8 milhões de litros por hora para a capital. A Caema comunica que o serviço de reparo sofreu atrasos por conta das características do local em que aconteceu o rompimento e das fortes chuvas, o que elevou o prazo de 12h de trabalho para 48 horas, aproximadamente.

A Companhia reiterou que o rompimento ocorreu em trecho antigo, de ferro fundido, e que a nova adutora opera sem problemas ou rompimentos, destinando 30% a mais de água para a capital, e que o retorno do abastecimento está ocorrendo de forma gradativa nos bairros de localidades atendidas pelo Sistema Italuís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.