Varilux

Produção atual do cinema francês tem destaque em festival

Festival Varilux de Cinema Francês vai até quarta-feira (19) no Cine Lume e Cinépolis com programação variada

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
“Asterix e o segredo da poção mágica”
“Asterix e o segredo da poção mágica”

São Luís - Em São Luís, o Festival Varilux de Cinema Francês tem prosseguimento até esta quarta-feira (19) no Cine Lume (Renascença) e Cinépolis (São Luís Shopping – Jaracati). O evento, que este ano celebra uma década de existência, traz para o público de diversas cidades brasileiras a recente safra da cinematografia francesa. Ingressos à venda nas bilheterias dos cinemas e no site do festival https://movieid.ingresso.com/hotsite/varilux

Neste domingo (16) a programação do Cine Lume exibirá “Asterix e o segredo da poção mágica”, em sessão às 14h30; “Cyrano de Bergerac – o clássico”, às 16h10; “Cyrano mon amour”, às 18h40 e “A Revolução em Paris”, às 20h45. Já no Cinépolis serão exibidos “Asterix e o segredo da poção mágica”, às 19h e “Um homem fiel”, às 21h30.

O filme “Asterix e o segredo da poção mágica” tem direção de Louis Clichy e Alexandre Astier e conta a história de Asterix e Obelix que precisam ajudar o velho druida Panoramix a encontrar um novo guardião para a poção mágica da Gália. Durante a viagem pela região, eles devem impedir que a receita mágica caia em mãos erradas, dando início a uma inesperada aventura.

Em “Um homem fiel”, a história de Marianne que deixa Abel por Paul, seu melhor amigo e pai de seu futuro filho. Oito anos depois, Paul morre. Abel e Marianne voltam a namorar, despertando sentimentos de ciúmes tanto no filho de Marianne, Joseph, quanto na irmã de Paul, Eva, que secretamente ama Abel desde a infância.

"Um homem fiel"

Poeta sentimental, filósofo emotivo e dualista hábil, a história de Cyrano é contada no filme “Cyrano de Bergerac – o clássico”, Com Gérard Depardieu, Anne Brochet, Vincent Perez, Jacques Weber e direção de Jean-Paul Rappeneau o longa apresenta Cyrano, apaixonado pela bela Roxanne, mas não a paquera por vergonha do seu grande nariz. Ao invés disso, ele escreve cartas de amor para o lento, mas charmoso Christian para que ele conquiste a mão da donzela. Ela acaba se apaixonando perdidamente pelo autor, mas não sabe que foram escritas pelo Cyrano.

“Cyrano de Bergerac – o clássico”
“Cyrano de Bergerac – o clássico”

Com Thomas Solivérès, Olivier Gourmet, Mathilde Seigner e direção de Alexis Michalik, “Cyrano mon amour”. O filme se passa em dezembro de 1897, Paris. Edmond Rostand ainda não completou 30 anos, mas já tem dois filhos e muitas angústias. Desesperado por trabalho e há dois anos sem conseguir escrever, ele propõe ao renomado ator Constant Coquelin uma nova peça, uma comédia heroica, em verso. Assim começa a escrever essa peça na qual ninguém acredita, mas por enquanto, ele só tem o título: “Cyrano de Bergerac”.

“A Revolução em Paris”
“A Revolução em Paris”

Ainda no clima de época, “A Revolução em Paris” traz nop elenco Gaspard Ulliel, Adèle Haenel, Olivier Gourmet, Louis Garrel, Izïa Higelin, Noémie Lvovsky, Laurent Lafitte dirigidos por Pierre Schoeller. O lona se passa em 1789, sob o reinado de Luís XVI, quando o povo francês rebela-se contra a monarquia e exige uma transformação na sociedade baseada nos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade. “A Revolução em Paris”, cruza os destinos de homens e de mulheres comuns com figuras históricas. No coração da história, há o destino do rei e o surgimento da República.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.