Sétima Arte

Pré-estreia de "Eu sou brasileiro" marca abertura do Festival Guarnicê de Cinema

Evento começa hoje, com solenidade de abertura às 19h, no Teatro Arthur Azevedo; diretor do filme, Alessandro Barros estará presente

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Cena do filme "Eu sou brasileiro", que chegará aos cinemas em agosto
Cena do filme "Eu sou brasileiro", que chegará aos cinemas em agosto (Eu sou brasileiro)

São Luís - A 42ª edição do Festival Guarnicê de Cinema começa hoje e prossegue até o dia 21 deste mês. A cerimônia de abertura será às 19h, no Teatro Arthur Azevedo (Centro), com a pré-estreia do filme “Eu sou brasileiro”, de Alessandro Barros, que estará presente na ocasião. O longa tem produção de Letícia Spiller e é protagonizado por Daniel Rocha.

O evento segue com programações no Teatro Alcione Nazaré (Praia Grande), Cineteatro Aldo Leite (Palacete Gentil Braga) e Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol). As atividades formativas acontecerão no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, e na Fábrica Santa Amélia (Ambos na Praia Grande) enquanto a programação voltada para mercado e inovação no audiovisual ocorrerá no Casarão Tech (Praia Grande). Este ano os homenageados são o diretor e roteirista Aly Muritiba, o comunicador José Raimundo Rodrigues e ainda Câmara Municipal de São Luís, Cemar e Banco do Nordeste.

O filme escolhido para abrir o festival nesta edição foi “Eu sou brasileiro”. A produção conta a história de Léo (Daniel Rocha) que passou a sua vida inteira tentando se tornar um jogador de futebol famoso e bem-sucedido. No entanto, mesmo com todos os problemas de sua rotina suburbana, ele faz o mesmo que todo bom brasileiro: não desiste e continua tentando. Na intenção de dar a volta por cima, Léo vai para o tudo ou nada e arrisca uma última grande chance.

O longa-metragem tem previsão de estreia nacional para o dia 1º de agosto. Além de Daniel Rocha, o filme traz no elenco nomes como Fernanda Vasconcellos, Letícia Spiller, Zezé Motta, Cristiana Oliveira, Felipe Folgosi e João Vitti.

Programação

Amanhã tem início as mostras competitivas do evento que traz como novidades a inclusão de quatro novas categorias - curtíssimas metragens, videoclipes, reportagens televisivas e filmes publicitários – além da Mostra Copa Studio 10 Anos: Best of Copa Studio e Best of Irmão do Jorel.

Entre os filmes maranhenses selecionados, estão “Aquarela”, de Thiago Kistenmacker e Al Danuzio; “Farol”, de Arturo Saboia; e “A Arte Viva”, de David Benjamin. Entre os nacionais, “a ponte”, de rafael câmara; “bonfim”, de alexandre bruno gouveia; “guriatã”, de renata amaral; e “cinco minutos por dia”, de bob yang & Frederico Evaristo, entre outros.

O Festival Guarnicê de Cinema é uma iniciativa da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). De acordo com os organizadores do evento estão sendo aguardadas em torno de 10 mil pessoas, ao longo dos oito dias de programação.

Este ano o festival recebeu 860 inscrições e desse número, foram selecionadas 98 obras. As ações formativas são compostas por seis oficinas e quatro woekshops. Os bate-papos sobre as mostras competitivas serão realizadas a partir de domingo, das 14h às 16h, no hall do Odylo Costa, filho.

Serviço

O quê

Abertura do Festival Guarnicê de Cinema

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Teatro Arthur Azevedo, Centro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.