Sebrae

Sebrae apresenta Projeto Mulher de Negócios nesta quinta

Evento concretiza etapa do projeto, iniciada com o edital de seleção das empreendedoras

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

Nesta quinta-feira (13), a partir de 8h30, o Sebrae reúne as 331 empreendedoras de São Luís, selecionadas para participação no Projeto Sebrae Mulher de Negócios (ciclo 2019/2020), em evento que acontece no Multicenter Eventos e Negócios, auditório Terezinha Jansen.
O evento concretiza mais uma etapa do projeto, iniciada com o edital de seleção das empreendedoras encerrado em abril último. Na programação, a abertura (às 8h30) contará com participação da diretora de Administração e Finanças do Sebrae Maranhão e idealizadora do projeto, Rachel Jordão. Em seguida (8h45), a coordenadora estadual do projeto Sebrae Mulher de Negócios, Rosana Muniz, apresenta às empreendedoras os objetivos e as próximas etapas do projeto.
A programação prossegue com a palestra (às 9h) “Lugar de mulher é onde ela quiser”, com a jornalista Patrícia Lages, apresentadora do programa “Mulheres”, da TV Gazeta e autora do blog Bolsa Blindada.
O projeto Sebrae Mulher de Negócios tem como objetivo promover o desenvolvimento dos negócios liderados por mulheres no estado do Maranhão, um dos dez estados que estão recebendo recursos do Sebrae Nacional para executar o projeto Sebrae Mulher de Negócios, pioneiro no Brasil.
“No Nordeste, apenas o Maranhão e a Bahia estão incluídos nesta iniciativa. Conseguimos essa vitória, ao mostrarmos que há quase 300 mil mulheres donas de negócios no estado e que um a cada três empresários maranhenses são do sexo feminino. Aqui estão cerca de 4% de todas as mulheres empreendedoras do país. Após selecionarmos as participantes, por meio de edital público, hoje iniciamos de fato o projeto, apresentando às empreendedoras selecionadas as etapas e objetivos desta iniciativa”, explica a diretora Rachel Jordão.

Mulheres no mercado
As mulheres têm aumentado sua representatividade e inovado nas formas de empreender, sendo o empreendedorismo feminino também expressivo em termos numéricos.
Dados da pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) indicam que o número de mulheres empreendedoras cresceu muito nos últimos anos no Brasil. Segundo estudo, em 2017, mais de 24 milhões de mulheres são empreendedoras no Brasil, número pouco inferior em relação aos homens que chega a 25 milhões.
Empreender, para mulheres, é um caminho de desafios, que inclui adicionalmente conciliar negócios e carreiras, com vida familiar. Mes­mo com todo o potencial econômico e empreendedor, as mulheres ainda precisam superar algumas barreiras. As empresas abertas por elas tendem a ter a vida mais curta.

As empresárias têm menos redes de contato e nem sempre participam de negócios maiores ou inovadores.

Para que se tenha uma ideia, o Brasil tem a 7ª maior proporção de mulheres entre empreendedores iniciais, porém a taxa de conversão de empreendedores para donas de negócio no universo feminino é de apenas 40%.

As empreendedoras brasileiras representam 8% da força feminina do País. 68% delas trabalham em casa e, na comparação com os homens, ganham menos, embora tenham nível de escolaridade maior (55% das empreendedoras, contra 38,5% dos homens). 12% delas estão no setor industrial, 33% no comércio e 55% no setor de serviços.

“Estes aspectos comprovam uma revolução social que vem acontecendo há décadas no Brasil, intensificado nos últimos vinte anos, incluindo e destacando a mulher como ator social importante, fato que não pode ser ignorado por instituições públicas e privadas. Há uma necessidade de oferecer produtos e serviços específicos para este público, e o Sebrae está atento a estas mudanças. Temos diversas ferramentas e serviços focados no atendimento das necessidades desse público e agora teremos um projeto coletivo pensado para fomentar, engajar, preparar a mulher que empreende no estado”, conclui Rachel Jordão.

O projeto também será executado em mais duas cidades do Maranhão: Imperatriz e Caxias - que na última semana também receberam o evento de apresentação das ações do projeto.

Programação

8h30: Abertura, com a Diretora de Administração e Finanças do Sebrae/MA, Rachel Jordão

8h45: Apresentação do Projeto Sebrae Mulher de Negócios, com Rosana Célia Costa, coordenadora local do Projeto

9h: Palestra “Lugar de mulher é onde ela quiser”, com a jornalista e apresentadora do Programa Mulheres (TV Gazeta) e autora do blog Bolsa Blindada, Patrícia Lages.

11h: Brunch e Networking

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.