Lançamento

Bumba meu boi em sala de aula

Obra "Urrou! Urrou! O Bumba-meu-boi na escola" será lançada amanhã, às 19h, no Buriteco Café

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Capa do livro “Urrou! Urrou! O Bumba-meu-boi na escola”, que chega ao mercado com o selo da EdUFMA
Capa do livro “Urrou! Urrou! O Bumba-meu-boi na escola”, que chega ao mercado com o selo da EdUFMA (livro bumba meu boi)

São Luís - O livro “Urrou! Urrou! O Bumba-meu-boi na escola” (EdUFMA), da arte-educadora Déborah Barros, será lançado amanhã, às 19h, no Buriteco Café (Centro Histórico). A obra será levada às salas de aula no intuito de reconhecer, valorizar e salvaguardar o bumba meu boi do Maranhão enquanto Patrimônio Imaterial do Brasil e é resultado de uma pesquisa de mestrado sob orientação do professor doutor João Fortunato Soares de Quadros Júnior (PPGEEB/UFMA).

A arte-educadora Déborah Barros conta que o trabalho foi desenvolvido em 2017 no Centro de Ensino Manoel Beckman, localizado no bairro Bequimão, em São Luís. “Consiste numa proposta de intervenção cujo objetivo era o de aplicar uma metodologia de ensino de cultura popular abordando o bumba meu boi maranhense”, destacou.

O livro faz um minucioso recorte sobre a origem, a história e os sotaques do bumba meu boi maranhense, além de oferecer videoaulas sobre os passos dos personagens e as células rítmicas de cada instrumento. É indicado tanto para professores e alunos quanto para aqueles que desejam saber mais sobre o folguedo do Maranhão. O livro estará disponível para venda durante o lançamento, momento em que haverá uma sessão de autógrafos com os autores.

“O bumba meu boi do Maranhão é uma manifestação popular que envolve as quatro linguagens artísticas - dança, música, artes visuais e teatro - e encontra na disciplina Arte uma potencial via de trabalho a ser incorporada na estrutura dos currículos da educação básica, por isso, a inserção do bumba meu boi maranhense na educação formal também favorece a salvaguarda e difusão dessa cultura”, reforça Déborah Barros.

Serviço

O quê

Lançamento do Livro “Urrou! Urrou! O Bumba-meu-boi na escola”

Quando

Amanhã, às 19h

Onde

Buriteco Café (Rua Portugal, 188 -Centro Histórico)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.