Carreira

Encontro discute rumos da formação profissional da Engenharia e Agronomia

Evento reuniu gestores e professores de faculdades e universidades públicas e particulares de São Luís e que ministram os cursos tecnológicos

Daniel Matos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Berilo Macedo discursa na abertura do encontro
Berilo Macedo discursa na abertura do encontro (Crea encontro)

A Indústria 4.0 e a necessidade dos profissionais em estarem preparados para as inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação foi debatida hoje durante a primeira reunião preparatória com as Instituições de Ensino Superior para o 10º Congresso de Profissionais do Maranhão (10º CEP-MA). O evento foi realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) e reuniu gestores e professores de faculdades e universidades públicas e particulares de São Luís e que ministram os cursos tecnológicos, sobretudo os de engenharia e agronomia, além de profissionais e conselheiros regionais do Crea-MA.

Os participantes elaboraram propostas que serão discutidas no 10º CEP-MA - a ser realizado no dia 23 de julho, em São Luís. Estas propostas serão encaminhadas para o 10º Congresso Nacional de Profissionais (10° CNP) que acontecerá em setembro, na cidade de Palmas-TO, evento realizado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

O presidente do Crea-MA, Berilo Macedo, explicou que o tema central do evento é: Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional. "Serão realizados mais seis encontros preparatórios para o 10º CEP-MA. Esta é uma oportunidade para que os profissionais apresentem suas propostas. No congresso estadual serão eleitos os delegados e discutidos os eixos temáticos" explicou o presidente.

Para falar sobre a Indústria 4.0 foi convidado o professor de Engenharia de Computação da Uema, Rogério Moreira Lima, que informou que houve uma mudança na diretriz curricular que instituiu uma parte de algoritmo na programação. "Já é um avanço, mas acho que tanto a parte de inteligência artificial como a parte de robótica tem que fazer parte do ciclo de conteúdos básicos. Todas as modalidades de engenharia terão que ter essa noção básica. O profissional tem que se especializar", ressaltou ele.

Dentre as propostas apresentadas, uma delas foi o desenvolvimento de mecanismos capazes de habilitar cada profissional, alinhando as obrigatoriedades dos órgãos responsáveis.

O coordenador da Comisssão Regional do CEP-MA, Nelson Cavalcanti, disse que o encontro com as instituições de ensino superou as expectativas. "Foram apresentadas propostas interessantes que com certeza terão boa aceitação no congresso estadual. Aqui nós temos representantes nas universidades que possuem cursos na área tecnológica e eles têm todo o conhecimento e importantes contribuições a dar na formação, na atuação e na relação da universidades com os profissionais e o mercado", avaliou Nelson.

Estavam presentes na mesa de abertura do Encontro Preparatório com as Instituições de Ensino Superior, o presidente do Crea-MA, Berilo Macedo, o diretor da Mútua- Caixa de Assistência aos Profissionais do Crea, José Pinheiro Marques, o professor Rogério Moreira Lima, o vice-reitor da Uema, Walter Canales, o coordenador da Comisssão Regional do CEP-MA, Nelson Cavalcanti, o relator da comissão do CEP-MA, Geraldo Mendes Ribeiro e o pró-reitor de Extensão do IFMA, Fernando Lima.

CALENDÁRIO DE EVENTOS DO 10º CEP-MA

Encontro microrregional de Açailândia (25/06/2019)

Encontro microrregional de Imperatriz (26/06/2019)

Encontro microrregional de Balsas(28/06/2019)

Encontro microrregional de Caxias (08/07/2019)

Encontro microrregional de Santa Inês (10/07/2019)

Encontro com as Entidades de Classe do Sistema Confea/Crea (15/07/2019)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.