Dia do Trabalho

Trabalhador ganha vasta programação em sua homenagem

Ações dedicadas à categoria são realizadas em vários bairros da cidade; ainda dá tempo de se programar e curtir o feriado com muita diversão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

Como acontece todos os anos em São Luís, uma programação diversificada foi preparada por centrais sindicais e outras organizações, como o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Governo do Maranhão, em comemoração ao Dia Nacional do Trabalho, celebrado hoje (1º), com o objetivo de promover, durante todo o dia, homenagens à categoria em diversos pontos da cidade. Para quem não se programou, ainda da tempo! Confira as principais atividades desta quarta-feira.
Cá nas primeiras horas da manhã, a Festa Sesi do Trabalhador, na Unidade de Promoção da Saúde Sesi Araçagi, dá a largada das comemorações com a Corrida Sesi do Trabalhador. A concentração está marcada para as 6h e o início da competição às 6h45 para pessoas com deficiência (PcD) e idosos e às 7h para as demais categorias.
Com percursos de 5 km e 10 km, em 22 categorias, a prova conta com um itinerário já aprovado pelos corredores, saindo do Sesi Araçagi, no sentido Raposa. Os vencedores receberão prêmios em dinheiro e troféus. Os demais corredores receberão medalhas de participação.
Além da corrida, a comemoração terá animação musical até o início da tarde, comandada pelo DJ Claudinho Polary. A Festa Sesi do Trabalhador será realizada, também, nos municípios de Imperatriz, Açailândia, Caxias e Bacabal.

Romaria do Trabalhador
Com o tema “Trabalhadores em luta pela efetivação das políticas públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça" - (Is, 1,27), o Setor 01 da Forania São Cristóvão realiza a XVI Romaria dos Trabalhadores, rememorando a data que celebra um dia de de luta e buscando unir forças pela efetivação das políticas públicas, especialmente à população da zona rural.
A romaria se baseia na Campanha da Fraternidade – promovida anualmente pela Igreja Católica –, com o objetivo de chamar a atenção das autoridades constituídas e à frente do poder público, sobre a necessidade de implementar políticas que venham a melhorar a vida da população. O dia 1° de maio também é o dia de São José Operário e, a seu exemplo e com suas bênçãos, motiva o povo trabalhador a prosseguir com a esperança de dias melhores.

A romaria tem concentração marcada no Amarelinho, no Quebra-Pote, BR-135, a partir das 13h. Depois, segue até a Igreja Matriz de São José dos Migrantes, na Vila Itamar. Durante o percurso, paradas serão realizadas no Terminal de Integração do Distrito Industrial para reflexões sobre a reforma trabalhistas e da previdência e, em seguida, na Vila Esperança, para debate sobre as políticas públicas.
Centrais sindicais também devem participar do ato.

No João Paulo
Outra reivindicação por direitos será realizada, também, próximo à Feira do João Paulo, contando com a participação do Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA). O ato público, que reúne, ainda, diversas categorias, começa às 8h, com distribuição de panfletos contra o Governo Bolsonaro e demais representantes políticos, devido à Reforma da Previdência e à Medida Provisória 873, referente aos movimentos sindicais.

Festa do Trabalhador
A tradicional Festa do Trabalhador, realizada há 20 anos, promete satisfazer os trabalhadores mais festivos. Com repertório diversificado e entrada gratuita, o evento inicia-se a partir das 15h no Cais da Alegria, no Aterro do Bacanga, e deve receber mais de 20 mil pessoas.

Passarão pelo palco os cantores Tony Guerra, com o grupo Forró Sacode, e o maranhense Bruno Shinoda. A festa conta ainda com a discotecagem dos DJs Rogério Mix e Jhonata Soares e as aparelhagens da Mega Itamaraty, Mega Show e Paredão Pitbull, além da Tenda Roots com DJs e outras atrações especiais.

Ação ‘Dia D do Trabalhador’
O Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís promoverão, sexta-feira (3), uma grande ação ao trabalhador no bairro do Maracanã.

Com serviços de emissão de carteira de trabalho, cadastramento no Sistema Nacional de Empregos (Sine), oficinas de economia solidária, ações de saúde, esporte e cultura, entre outras, o “Dia D do Trabalhador” será realizado no Parque da Juçara, das 8h às 17h. Acontecerá como ação comemorativa à semana do trabalhador.

Além da população do Maracanã, a ação vai beneficiar moradores dos bairros da Vila Industrial, Vila Maranhão, Primavera, Vila Sarney e Vila Nova República e será estendida até a segunda-feira (6) e terça-feira (7).l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.