Educação

Movimento Maio Amarelo reforça a educação no trânsito em São Luís

Criada pela ONU, a campanha mundial terá eventos educativos na capital durante todo o mês; tema deste ano é "No Trânsito, o Sentido é a Vida"

Emmanuel Menezes / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Objetivo da ação é despertar a atenção para o entendimento de que, no trânsito, a vida é mais importante
Objetivo da ação é despertar a atenção para o entendimento de que, no trânsito, a vida é mais importante (acidente)

O Movimento Maio Amarelo teve sua largada em São Luís, na manhã de ontem (29), no Palácio Henrique de La Rocque. Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a campanha mundial é organizada no estado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA). Neste ano, a sexta edição do Maio Amarelo traz o tema “No Trânsito, o Sentido é a Vida”, escolhido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A campanha alerta para a triste estatística dos acidentes em todo país e no mundo, e a importância para as ações comportamentais que possam reduzir o número de mortes no trânsito.

“O objetivo é despertar a atenção dos cidadãos para o entendimento que, no trânsito, a vida é mais importante e que ela sempre deve ser respeitada”, disse a diretora-geral do Detran-MA, Larissa Abdalla. Durante todo o mês de maio, equipes mobilizarão a população com ações educativas, em prol da segurança na malha viária, com objetivo de reduzir o número de vítimas de acidentes no trânsito na Região Metropolitana de São Luís e nos municípios atendidos pelas 15 Circunscrições Regionais de Trânsito do Maranhão (Ciretrans). Em 2018, foram realizadas 716 ações educativas em 139 municípios.

Estão previstas atividades em escolas e empresas públicas e privadas, espaços de grande fluxo de veículos, bares e restaurantes e avenidas da capital e dos municípios maranhenses. Além das campanhas educativas, vários prédios públicos e pontes estarão iluminados com a cor amarela.

Em 2018, apenas em território maranhense a campanha atingiu mais de 268 mil pessoas. Dos 217 municípios maranhenses, 140 cidades tiveram ações da campanha. Na Região Metropolitana de São Luís, alunos de 83 escolas da rede de ensino pública e privada participaram das atividades dos projetos relacionados ao Maio Amarelo. As empresas não ficaram de fora, sendo 42 contempladas com visitas relacionadas ao mês alusivo.

No Trânsito, o Sentido é a Vida
O mote do Movimento Maio Amarelo para 2019 foi aprovado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e sugerido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. Além do tema “No Trânsito, o Sentido é a Vida”, a proposta enviada pelo Observatório ao Contran sugeriu os temas das Campanhas Educativas de Trânsito para 2019:

Fevereiro – Os cuidados próximos às escolas.
Março – Por que dirigir sob efeito de drogas lícitas e ilícitas é perigoso?
Abril – Use o cinto corretamente e saiba a importância dele para salvar sua vida.
Maio – Ações de apoio ao Maio Amarelo, campanha da sociedade por um trânsito seguro.
Junho – Riscos de acidentes, como evitá-los?
Julho – A importância de equipamentos de segurança para moto e motociclistas (capacete, calçado).
Agosto – Comunicação em trânsito – A importância de ver e ser visto.
Setembro – Celular ao volante: por que não usar?
Outubro – Os limites de velocidade existem para lhe proteger.
Novembro – Ultrapassagens: como executá-las com seguranças.
Dezembro – Como dirigir em condições adversas? (chuva, neblina, queimadas)

Sobre o Movimento Maio Amarelo
O Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos.

A campanha propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

De acordo com o Observatório, os acidentes não acontecem, mas sim são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas. 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção.

Por que maio?
Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Década de ação
A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos. A intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.