Agarra essa chance!

Sampaio Basquete tem vaga garantida no sul-americano

Tricolor recebe ofício para disputar competição, mas presidente lamenta possibilidade de a equipe não viajar por falta de apoio

Eduardo Lindoso / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Sampaio Basquete em partida da LBF
Sampaio Basquete em partida da LBF (basquete q)

SÃO LUÍS - Vice-campeão da tempora­da passada da Liga de Basquete Feminino (LBF), o Sampaio Corrêa pode fazer história novamente. Isso porque a equipe tricolor ganhou o direito de disputar a II Liga Sul-Americana de Clubes Feminino, competição, realizada pela Confederação Sul-Americana de Basquetebol, em parceria com a Federação Internacional de Basquete (Fiba), que reúne os melhores times da América do Sul. No entanto, a diretoria tricolor ainda se encontra um pouco apreensiva e espera contar com a ajuda da Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel) para realizar esse feito para o esporte do Maranhão.

Com uma equipe reforçada, uma ótima campanha na atual temporada da LBF, o Sampaio Corrêa recebeu ofício da Confederação Sul-Americana de Basquetebol convocando a equipe para a maior competição de clubes de basquete feminino da América do Sul, que será realizada na Argentina e no Equador, no mês de maio.

O time do Maranhão caiu no Grupo B, ao lado do Club Lums (Equador), Leonas de Riobamba (Equador) e Vera Cruz (Brasil), campeão da temporada passada da LBF. Essa chave terá suas disputas realizadas no Equador, e os jogos acontecerão, de 23 a 25 de maio, no ginásio Coliseo Teodoro Gallegos Borja, na cidade de Riobamba.

No Grupo A, que terá como sede a cidade de Santiago Del Estero, na Argentina, estão Quimsa (Argentina), Malvin (Uruguai), DPVO Berazategui (Argentina) e Tenis La Paz. Os jogos desta fase, que será de 16 a 18 de maio, serão realizados no Estadio Club Quimsa. A segundo fase do torneio tem data marcada para os dias 30 e 31 de maio, com a final no dia 1º de junho.

Felicidade e preocupação

Feliz com a possibilidade de ver o Sampaio Basquete, que tem um título nacional na LBF, conquistado em 2016, o presidente do clube, Murilo Dias, comemorou a possibilidade de mais esse feito, mas mostrou preocupação com chance de o time não poder disputar a II Liga Sul-Americana de Clubes Feminino.

“O Sampaio Basquete disputar uma competição deste porte é um marco na história do esporte do Maranhão. É um salto muito grande. Estamos muito felizes com essa possibilidade. Mas, infelizmente, ainda dependemos de apoio do poder público para realizarmos esse feito. Vamos ter uma reunião com o secretário estadual de Esportes, Rogério Cafeteira, para solicitarmos as passagens das nossas atletas. Infelizmente, não temos condições de custear as passagens.
Hospedagem e alimentação será por conta dos organizadores da competição”, explicou Murilo.

Com cinco jogos e uma derrota, o Sampaio Basquete ocupa a 2ª colocação da LBF, com 83,3% de aproveitamento, e volta à quadra no dia 28 deste mês, para enfrentar o Blumenau, às 11h, no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.