Clipe

Veja Luz e Geraldo Azevedo lançam versão reggae de "Dona da minha cabeça"

Esta é a primeira parceria entre o tradicional grupo de reggae paulista e um dos grandes nomes da música popular brasileira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
O vídeo é um registro que mostra o processo de produção da música e as trocas entre a banda de reggae e Geraldo Azevedo
O vídeo é um registro que mostra o processo de produção da música e as trocas entre a banda de reggae e Geraldo Azevedo (Veja Luz e Geraldo Azevedo)

São Paulo - O termo forreggae se popularizou no início dos anos 2000, quando se notou a semelhança entre entre o padrão de batida da zabumba e a maneira como se toca o baixo nas canções de Bob Marley, Peter Tosh e todos os subsequentes. O neologismo nascido a partir da comunhão das palavras Forró e Reggae é o ritmo da canção “Dona da Minha Cabeça”, composição de Geraldo Azevedo e Fausto Nilo que agora a banda Veja Luz interpreta.

O vídeo é um registro que mostra o processo de produção da música e as trocas entre a banda de reggae e Geraldo Azevedo dentro do Estúdio Casa do Mato, no Rio de Janeiro. A letra de "Dona da Minha Cabeça" fala sobre uma paixão arrebatadora por uma moça simples e deslumbrante, mas que pode ser interpretada também como uma homenagem à beleza feminina, num modo geral.

“É preciso provocar reflexões e, ao trazer o protagonismo para a figura da mulher, dentro de um contexto de exclusão e violência, pelos quais são submetidas historicamente é, sobretudo, uma forma de dizer NÃO ao machismo estrutural, de forma poética, sutil e de fácil entendimento”, aponta a banda Veja Luz.

Com a faixa gravada entre São Paulo e Rio de Janeiro, a Veja Luz priorizou uma sonoridade que fosse tanto fiel ao gênero da banda (reggae) quanto a obra e musicalidade de Geraldo Azevedo, que soasse de forma bem orgânica e natural. Para isso, foi feita a escolha de mixar e masterizar em Kingston, capital da Jamaica, pelas mãos do engenheiro de som Gregory Morris, responsável por álbuns icônicos de Damian Marley "Welcome To Jamrock" até de artistas como Morgan Heritage, Chronixx, Protoje, entre outros.

Este lançamento vem em meio à tour comemorativa de 10 anos da banda Veja Luz. A gira pela grande São Paulo se iniciou em 24 de março e vai até 29 de junho. A turnê é fomentada pelo Edital de apoio ao Reggae, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Assista:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.