Livros

Noite para a literatura

Editora da Universidade Federal do Maranhão promove hoje, às 19h, no Espaço Cultural e Livraria Amei lançamento de três obras de seu catálogo entre as quais a terceira edição de “Graúna em roça de arroz”, de Waldemiro Viana

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
O escritor Waldemiro Viana vai lançar obra nesta sexta-feira
O escritor Waldemiro Viana vai lançar obra nesta sexta-feira

São Luís - Um romance de cunho regionalista, que narra as agruras de dois jovens separados pelo destino e que tentam reencontrar-se depois de sofrer os percalços de suas vidas sofridas na Baixada Maranhense é o fio condutor do livro “Graúna em roça de arroz”, que o escritor Waldemiro Viana lança hoje, às 19h, no Espaço Cultural e Livraria Amei (São Luís Shopping). Trata-se da terceira edição da obra que, desta vez, chega ao mercado, revista e ampliada, com o selo da EdUFMA. Na ocasião, também serão lançadas as obras “Análise Existencial”, de Jadir Machado Lessa, e “Vidas Notáveis e Execráveis”, de Manoel da Conceição Silva, da mesma editora.

“Graúna em roça de arroz” foi o livro de estreia de Waldemiro Viana, ainda em 1978 e a segunda edição veio à público em 1995 pela editora Sotaque Norte. “Este livro teve uma grande aceitação e ainda hoje as pessoas perguntam sobre ele. Com as edições esgotadas, esta agora chega para suprir as lacunas graças à iniciativa de Sanatiel Pereira, diretor da EdUFMA, a quem agradeço”, pontua Waldemiro Viana, que traz ainda no currículo os livros “A questionável amoralidade de Apolônio Proeza” (1990), “O mau samaritano” (1999), “A tara e a toga” (2010), “O pulha fictício” (2013), “A vez da caça” (2015) e “Maria Celeste da terra e do mar” (2016), todos romances.

A terceira edição da obra traz prefácio assinado por Sanatiel Pereira. “A forma mágica como o romance é escrito, levando-nos a caminhar pelo milharal, pegar no varal da canoa ouvindo o marulho da água, sentir a ansiedade dos personagens diante dos fenômenos da vida, nos leva também à doce ilusão de que alguém lhe segredou, ao ouvido, essa história no tempo de antão”, opina Sanatiel Pereira.

Integra a fortuna crítica do livro, um texto de Câmara Cascudo que enaltece a obra do maranhense que ambientou o romance na Baixada Maranhense e nele registra a forma peculiar de viver e de falar daquele povo. “Dos romances lidos na última década, nenhum é superior ao ‘Graúna em roça de arroz’ (…). Os mil fios vieram das reminiscências coletivas e o talento do autor lhes deu a unidade temática, a convergência para o interesse contemporâneo, com os recursos psicológicos da apresentação natural”, atesta o folclorista e historiador acerca do livro.

Waldemiro Viana é natural de São Luís . É advogado, escritor, membro da Academia Maranhense de Letras onde ocupa a cadeira 2. É membro também da Academia Sambentuense.

[e-s001]Livros
Além desta obra, a noite de lançamento abre espaço ainda para mais duas obras. Em “Vidas Notáveis e Execráveis”, Manoel da Conceição Silva fala sobre a história de personalidades que contribuíram para o aperfeiçoamento da humanidade. A obra é consolidada a partir de pesquisa documental e bibliográfica de cidadãos do mundo. São cientistas, educadores, empresários e líderes retratados na publicação.

Já em “Análise existencial”, Jadir Machado Lessa apresenta como proposta “pensar o projeto heideggeriano da hermenêutica fenomenológica como fundamento metodológico de uma clínica psicológica não objetivante. Essa clínica estrutura-se a partir de uma compreensão do ser do homem como um ente desprovido de essencialidades e de estruturas psíquicas previamente constituídas”, atesta o autor em texto de introdução da obra. l

Serviço

O quê

Lançamento dos livros “Graúna em roça de arroz”, de Waldemiro Viana; “Análise Existencial”, de Jadir Machado Lessa; e “Vidas Notáveis e Execráveis”, de Manoel da Conceição Silva

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Espaço Cultural e Livraria Amei

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.