Período de Páscoa

Missa dos Santos Óleos é celebrada em São Luís

Tradicional celebração da fé cristã reuniu dezenas de pessoas na Catedral da Sé, localizada no Centro, para a bênção aos óleos de unção nas igrejas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Ritual católico marca a bênção aos óleos do batismo e dos enfermos e consagração do óleo do crisma
Ritual católico marca a bênção aos óleos do batismo e dos enfermos e consagração do óleo do crisma (Santos óleos)

A Catedral da Sé foi toma­da ontem (11) por fiéis que foram ao local para a celebração da Missa dos Santos Óleos, também conhecida como Celebração da Unidade. A data é marcada como uma das principais liturgias católicas, que introduz os cristãos no Tríduo Pascal, ápice do calendário católico.

A missa foi presidida pelo bis­po auxiliar, dom Esmeraldo Barreto, e concelebrada com todo o seu presbitério, padres e diáconos, em sinal de comunhão. Representantes de 55 paróquias que compõem a Arquidiocese estiveram presentes. “Essa celebração significa Unção, em razão de seu caráter. São abençoados os óleos do batismo e dos enfermos, e consagrado o óleo do cris­ma. Estes santos óleos serão usados na administração dos sacramentos”, explica o coordenador arquidiocesano de pastoral, pa­dre Crizantonio Silva.

Para Henrique Gomes, da paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Cohatrac, a missa deste ano supe­rou suas expectativas em organização litúrgica. “Participei da celebração e fiquei muito emocionado durante a entrega dos óleos”, afirmou. Após a homilia, como prescreve o missal romano, o bispo exorta os presbíteros a serem fiéis aos seus cargos e convida-os a renovarem publicamente as promessas sacerdotais.

“A renovação das promessas sacerdotais é o momento de reviver nossas ordenações, relembrar nossa caminhada vocacional e reassumir o compromisso que fizemos de sermos pastores do povo de Deus em comunhão com o nosso bispo”, disse o padre Gutemberg Feitosa, vice reitor do Santuário São José de Ribamar. Após a santa missa, bispos, dom Esmeraldo e dom Xavier, bispo emérito de Viana-Ma, padres e diáconos, estarão em almoço fraterno celebrando a unidade do presbitério da Igreja local.

Pelo quarto ano consecutivo, esta missa tem sua data antecipada com o intuito de permitir que os padres da Arquidiocese possam estar em suas paróquias para com muita tranquilidade consigam se dedicar inteiramente ao trabalho pastoral e bem celebrarem o tempo forte da Semana Santa.

Antecipação da data
A missa dos Santos Óleos, tradicionalmente celebrada na ma­nhã da quinta-feira santa, por permissão da Santa Sé, pode ser antecipada em alguns dias para favorecer a maior participação do povo de Deus. Devido as grandes distâncias e dificuldade de acesso em algumas paróquias, principalmente na região continental da Arquidiocese, que comporta onze municípios, a Igreja local resolveu antecipar a celebração em uma semana.

Desta maneira, os padres po­dem participar da missa dos Santos Óleos e retornar a tempo para prepararem as celebrações da Semana Santa em suas respectivas paróquias. Outras dioceses do Maranhão também procedem assim.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.