Libertadores

Libertadores: Flamengo precisa vencer San José no Maracanã

Rubro-Negro viu a sua situação se complicar após perder para o Peñarol, do Uruguai, por 1 x 0 em casa; uruguaios, que na terça-feira bateram a Liga Deportiva Universitaria do Equador pela contagem mínima, lideram com nove pontos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
O goleiro do Flamengo, Diego Alves, aposta no fator casa para reencontrar o caminho da vitória na Libertadores
O goleiro do Flamengo, Diego Alves, aposta no fator casa para reencontrar o caminho da vitória na Libertadores (Diego H)

Rio de Janeiro - O Flamengo recebe o San José nesta quinta-feira (11), às 21h, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pelo complemento da quarta rodada do Grupo D da Copa Libertadores, pressionado pela necessidade de um triunfo. O Rubro-Negro viu a sua situação se complicar após perder para o Peñarol do Uruguai por 1 x 0 em casa. Os uruguaios, que na terça-feira bateram a Liga Deportiva Universitaria do Equador pela contagem mínima, lideram com nove pontos, três a mais que os flamenguistas.

Se ganhar, o Flamengo divide a liderança com o Peñarol. Tropeçando, pode ver até a vaga nas oitavas ameaçada pela LDU, que soma quatro pontos. O San José segura a lanterna, com um.
Apesar da má campanha dos bolivianos, os flamenguistas, liderados pelo técnico Abel Braga, esperam muitas dificuldades.

“Nós sabemos que o nível de exigência da Copa Libertadores é muito alto e não vejo jogo fácil. Atravessamos um momento em que precisamos da vitória, pois é o último jogo em casa na fase de classificação. Mas não podemos esperar facilidades. Apesar de não fazer grande campanha, o San José tem conseguido alguns resultados importantes e nos deu muito trabalho quando jogamos na Bolívia”, disse o meia Diego.

O zagueiro Léo Duarte segue a mesma linha de raciocínio e prega a tranquilidade.

“Nós não podemos entrar pilhados, nervosos e querendo resolver o jogo a qualquer custo. Não podemos cair na pegadinha de acreditar em um jogo tranquilo na fase de grupos. Vai ser mais um deulo pegado de Libertadores”, avisou o zagueiro.

Sobre escalação, o Flamengo tem problema no comando do ataque, onde Gabigol cumpre suspensão por ter sido expulso na derrota para o Peñarol. O colombiano Fernando Uribe seria o substituto natural, mas sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo na partida do último sábado contra o Fluminense, e está praticamente descartado.

Outro problema do treinador é o atacante Bruno Henrique, que pode ser improvisado como centroavante, mas com dores na parte anterior da coxa direita, não tem presença assegurada.

No último treino da equipe, ontem, Abel escalou o uruguaio Arrascaeta pela esquerda do ataque e o jovem Vitor Gabriel pelo meio. O treinador tem ainda a opção de colocar Vitinho atuando como o 9 da equipe, mas a definição dos onze iniciais só deve ser conhecida nesta quinta.

Pelo lado do San José, o clima não é dos melhores, pois o clube enfrenta o atraso no salário do elenco. Apesar disso, o técnico Miguel Ponce, contratado recentemente, prega um futebol solidário e o discurso foi assimilado pelos jogadores.

“Temos que lutar até o fim pela classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores, mesmo diante de todas as dificuldades. ”, disse o goleiro Carlos Lampe.

Sobre o time que vai a campo, Ponce só vai revelá-lo minutos antes do confronto. Porém, sem maiores opções, vai manter a base da formação que empatou por 3 x 3 com a LDU na rodada passada da chave.


Pelo regulamento da Copa Libertadores, as equipes se enfrentam dentro de seus respectivos grupos em turno e returno e ao fim os dois primeiros colocados de cada chave avançam para as oitavas de final. Já os terceiros colocados ganham como "prêmio de consolação" o direito de disputarem a Copa Sul-Americana a partir da segunda fase.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO-BRA X SAN JOSÉ-BOL

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Data: 11 de abril de 2019 (Quinta-feira)

Horário: 21h

Árbitro: Piero Maza (Chile)

Assistentes: Christian Schiemann (Chile) e Claudio Rios (Chile)

FLAMENGO: Diego Alves, Pará, Léo Duarte, Rodrigo Caio e Renê; Gustavo Cuéllar, Diego, Everton Ribeiro e De Arrascaeta; Vitor Gabriel (Bruno Henrique ou Vitinho)

Técnico: Abel Braga

SAN JOSÉ: Carlos Lampe, César Mena, Edemir Rodríguez, Ariel Juárez e Jair Torrico; Mario Ovando, Edivaldo Rojas, Rodrigo Ramallo e Javier Sanguinetti; Carlos Saucedo e Didi Torrico

Técnico: Miguel Ponce

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.