Ação criminosa

Polícia procura bando que assaltou Unidade de Saúde do Bequimão

Um dos assaltantes entrou no hospital alegando dores abdominais e ao ser atendido, anunciou o assalto; houve pânico e tiros e várias pessoas roubadas

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Unidade Mista do Bequimão que foi assaltada no último domingo, e no detalhe, Jonilson Costa, assaltante preso
Unidade Mista do Bequimão que foi assaltada no último domingo, e no detalhe, Jonilson Costa, assaltante preso (Unidade)

SÃO Luís - Até a tarde de ontem a polícia havia conseguido prendeu apenas um dos criminosos, identificado como Jonilson Costa Cruz, que invadiram a Unidade Mista de Saúde do Bequimão na noite do último domingo e instalaram um clima de terror. Três ou quatro bandidos teriam participado dessa ação criminosa. Eles detonaram vários tiros dentro do hospital, roubaram pertences de funcionários e pacientes e na fuga levando o colete balístico e arma do vigilante.

A polícia revelou que o detido estava com arma de fogo, coletivo balístico e vários celulares. Eles agiram como muita violência. Dois tiveram acesso ao hospital, enquanto os outros criminosos ficaram do lado de fora dando apoio aos comparsas. Houve correria e pânico. Muitas pessoas ficaram com receio de serem baleadas. Os médicos, enfermeiros e até mesmo as pessoas que estavam em busca de atendimento, tiveram os seus objetos roubados. Não houve registro de feridos e os bandidos fugiram em direção ao Rio Anil.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou, ontem, por meio de nota, que na noite de domingo, 7, por volta das 22h30, um homem pediu atendimento na Unidade Mista do Bequimão, alegando fortes dores abdominais. Ele teve acesso ao hospital acompanhado por uma pessoa, nome não revelado, no setor de emergência da unidade e, de imediato, recebeu atendimento médico.

Ainda de acordo com a nota, por volta das 22h50, enquanto estava sendo medicado, o paciente empunhou uma arma e anunciou o assalto. Logo depois a direção do hospital acionou a Polícia Militar da área que, rapidamente deu início às diligências visando localizar os assaltantes.

A Semus esclareceu, também, que durante a ação havia um vigilante armado, que foi rendido e teve o seu colete e a arma levados. A Secretaria comunica ainda que o setor de Emergência e o setor ambulatorial da unidade estão atendendo normalmente. A Secretaria reforça que adotará as medidas necessárias para evitar novas ocorrências dessa natureza e para garantir a segurança das equipes médicas e dos pacientes. A Polícia Civil está investigando o caso.

Outra ocorrência

Essa é a segunda ação criminosa desse tipo nesse hospital. No dia 21 de março de 2007, um homicídio foi registrado e a vítima foi o vigilante José Valter dos Reis Santos, de 25 anos. Três homens abordaram a vítima na porta da frente da unidade de saúde e chegaram a conversar com ele por alguns minutos.

Em seguida, o vigilante foi baleado e ainda teve a sua arma roubada. O vigilante morreu no local, enquanto, os criminosos fugiram e ainda assaltaram um estabelecimento comercial, no bairro. Após três dias do fato, a polícia prendeu Arnaldo Coelho Sousa, o Lourinho, de 20 anos, na área do Coroadinho. Ele estava com a arma roubada do vigilante.

O detido declarou para a polícia que havia alugado o revólver de um homem, não identificado, por um valor de R$ 50.

Mais crime

Já em Pedreiras, na noite de domingo, 7, uma igreja evangélica, localizada no centro da cidade, foi alvo de bandido. A polícia informou que um homem, identificado como Francisco das Chagas, portando uma garrucha invadiu o templo religioso no momento em que os fiéis estavam em oração.

Houve tumulto no local. Um dos familiares do assaltante, que estava na igreja, reagiu ao assalto e conseguiu tomar a arma do criminoso. Os policiais foram acionados e conduziram os bandidos para a Delegacia Regional de Pedreiras onde foi autuado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.