Recém-nascido

Polícia na busca de mãe que abandonou bebê na Cidade Operária

Criança foi encontrada chorando dentro de uma bolsa na Rua 5, da Unidade 103, foi levada para a Maternidade Benedito Leite, para ser medicada

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Criança encontra dentro de uma bolsa em rua da Cidade Operária
Criança encontra dentro de uma bolsa em rua da Cidade Operária (criança)

SÃO LUÍS - A Polícia Civil está trabalhando para identificar a mulher que abandonou, no último dia 3, um recém-nascido do sexo masculino dentro de uma bolsa preta na Rua 5, na Unidade 103, na Cidade Operária. Ela pode responder pelo crime de abandono de incapaz. O bebê na tarde desta sexta-feira, 5, permanecia na Maternidade Benedito Leite, na Cohab e, segundo o Conselho Tutelar da Cidade Operária, deve ser encaminhado para um abrigo de acolhimento da capital.

O caso está sendo investigado pela Delegacia Especial da Cidade Operária (Decop) e segundo os policiais, na tarde de quinta-feira, 4, uma pessoa, nome não revelado, teria comparecido à delegacia e prestado esclarecimentos sobre o caso, que podem identificar a mãe do recém-nascido.

A polícia já está analisando imagens de câmeras de vídeo de residências da Rua 5 e já solicitou de todas as maternidades da Região Metropolitana de São Luís, informações sobre as parturientes que deram entrada do dia 29 do mês passado até o dia 2 deste mês.

Abrigo

O conselheiro tutelar da Cidade Operária, Pedro Viana, disse que o recém-nascido continua internado na Benedito Leite, mas não corre risco de morte e que até o momento não havia comparecido nenhum familiar da criança.

Pedro Viana informou, também, que o bebê deve ter alta médica nos próximos dias e que será levado para um abrigo de acolhimento na capital, onde ficará sob a responsabilidade do Poder Judiciário. “Nenhuma pessoa chegou ao hospital se identificando como parente da criança”, afirmou o conselheiro tutelar.

A presidente da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil da Seccional do Maranhão (OAB/MA), Jesus Reis, disse que a ordem também está acompanhando esse caso e aguarda a identificação da mãe que o abandonou.

Achado

Segundo o major Marcelo, comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, o bebê foi encontrado por populares. “A criança estava chorando dentro de uma bolsa e no momento do achado não havia marcas de violência pelo corpo”, disse ele.

Os policiais levaram a criança para a Maternidade Benedito Leite para ser examinado por uma equipe médica e comunicaram o fato aos conselheiros tutelares da área da Cidade Operária. Há informações de que uma mulher branca, que teria abandonado o recém-nascido, estava utilizando uma blusa e bermuda preta.

Também em Caxias

No dia 2 do mês passado, um recém-nascido do sexo feminino, foi encontrado morto dentro de uma sacola plástica, no bairro Nova Caxias. Os peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) informaram que o bebê ainda estava com o cordão umbilical, enrolado no pescoço com duas voltas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Polícia Civil foram acionados.

Kilson Araújo, auxiliar de perícia do Icrim, disse que havia possibilidade de a criança ter sido jogado em cima de um telhado e que em seguida caiu no chão. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) e a Polícia Civil está investigando o caso, mas até momento não localizou a mãe da recém-nascido.

Fique sabendo

Abandono de incapaz

Abandono de incapaz é um crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 33, que diz que abandonar pessoa que está sob seu cuidado, guarda, vigilância ou autoridade, e por qualquer motivo incapaz de defender-se dos riscos resultantes do abandono.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.